COMPAZ promove 9º Manifesto pela Paz e pelo Desarmamento Infantil

Ato de destruição de armas de brinquedo será realizado na sexta-feira (7), a partir das 9h, na Avenida Saul Elkind

Por Juliana Gonçalves- 5/10/2022

 Foto: Londrina Pazeando/ Arquivo

Nesta sexta-feira (7), o Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) participa do 9º Manifesto Pela Paz e Pelo Desarmamento Infantil. A atividade é organizada pelo Movimento Londrina Pazeando, e será realizada das 9h às 11h na Avenida Saul Elkind, 1.348.

Na ocasião, haverá a destruição de mais de 50 armas de brinquedos, arrecadadas ao longo dos últimos meses por entidades parceiras do Londrina Pazeando, como o SESC, que realizou uma campanha de Natal com este objetivo. Esse ato terá participação de representantes do Exército Brasileiro e da 4° Cia da Polícia Militar, e está programado para ocorrer às 10h –  os resíduos serão encaminhados para reciclagem.

Foto: Divulgação/Londrina Pazeando

Em seguida, o parceiro de vários anos do Londrina Pazeando, Tio Paulão Festas & Eventos, estará animando o evento com a sua atração Família Dinossauro. Os personagens vão interagir com as crianças e adolescentes que comparecerem, em especial os alunos da Escola Municipal Moacyr Teixeira, que participaram ativamente da campanha de conscientização e foram convidados para comparecer no ato de destruição das armas.

Segundo a presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini, várias autoridades foram chamadas para participar do Manifesto, que tem por objetivo conscientizar a sociedade de que armas não são brinquedos e que elas naturalizam a violência. “Esta campanha é essencial para promovermos a pacificação, sobretudo nesses novos tempos. É uma maneira de divulgarmos a importância do respeito, do diálogo e da educação, ensinando as crianças desde cedo que arma não é brinquedo. Como pais e responsáveis, temos que mostrar para eles que pazear é possível”, enfatizou.

Prandini também destacou que, dos mais de 5 mil municípios brasileiros, Londrina é a única cidade que realiza abraços pela paz, além de possuir lei própria a respeito do desarmamento infantil (Lei Municipal n° 9.188/03), que proíbe a comercialização de armas de brinquedo na cidade. Anualmente, o Compaz e o Londrina Pazeando visitam estabelecimentos comerciais e aqueles que atendem a legislação são condecorados com o Selo da Campanha Municipal “Arma não é brinquedo – dê abraços!”.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luiz Claudio Galhardi, pelo (43) 99996-1283.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

FONTE: https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=140584

Follow by Email
RSS