Estreia especial: conversando hoje sobre os Sonhos de Paz que sonhamos juntos

A criação do NEP Núcleo de Estudo da Paz, em novembro de 2020, foi mais um passo no sentido da criação de uma Cultura de Paz, envolvendo a comunidade tanto por voluntários, instituições públicas e privadas e organismos da sociedade civil.

Conta, hoje, com a participação de 7 universidades de Londrina além de tantos outros colaboradores nos estudos de objetivos específicos, e das melhores fomas de trabalhas por uma efetiva educação para a Paz na cidade e expansão para outros Núcleos, Comissões e Conselhos semelhantes.

Hoje abrimos um novo espaço para a colaboração direta daqueles que se sintam motivados a compartilhar suas ideias em textos que tratem do tema Construção de Cultura de Paz. Participe, dê sua colaboração e conte o que pensa para um futuro melhor!

Neste primeiro texto, o Prof. Paulo Bassani, que é um membro do NEP, apresenta uma reflexão sobre o SELO “Arma não é Brinquedo”, uma iniciativa do Londrina Pazeando e da Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina, via Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Com a palavra, o professor:

UM SONHO, UM PASSO, UM SELO*

Paulo Bassani – colaborador*

Vamos sonhar, vamos imaginar… Esta realidade estamos vivendo nesse momento em Londrina.  E há muito tempo sonhamos, construímos sonhos críticos possível de serem realizados. Uma longa caminhada de passos curtos, muitas vezes em silêncio, porém com apreensão de um tipo de mundo sem armas, sem violência.

É possível!  Sim acreditamos que seja possível cada um individualmente e cada instituição, escola, Ong,  igreja, sindicato, cooperativa, universidade, empresa, poder articular propostas que sejam humanitárias, solidárias, éticas. Tudo isso significa caminhar e construir cada qual com suas passadas, onde o importante é trilhar nessa estrada em busca da construção de um mundo de maior entendimento, respeito e diálogos.

 E nossas crianças e adolescentes, os seus sonhos  não podem ser medidos pelos instrumentos de morte, e sim por instrumentos que agregam princípios e valores universais da PAZ e da solidariedade, de cultura, saber e elementos edificadores da humanidade.

Trata-se de pensar e fazer um mundo onde não haja armas de brinquedo ou reais que destroem as mentes das crianças e da vida humana e, tão pouca a natureza. Precisamos estimular a fabricação de instrumentos, que construam as possibilidades de uma vida saudável, sustentável para todos. Uma arquitetura do bem é preciso ser edificada nos corações das pessoas, nas cidades e nos campos. Onde se espalham sementes na terra viva planetária para que no amanhã nasçam frutos saudáveis.

É louvável o reconhecimento e iniciativa da Câmara Municipal de Londrina e, esperamos que assim continuem a entender que essa é uma frente importante.  Um selo, uma placa, um certificado uma identificação de empresas comprometidas com essa causa nos fornece a chama viva da esperança que não pode se apagar, que não deixaremos apagar-se, pois sempre acreditamos ser possível construirmos um mundo melhor. Os primeiros passos estão sendo dados. Onde começamos com sonhos, que se tornaram projetos e esses se disseminam em nossa realidade. Poder público e população integrados nessa campanha para estimular atitudes e comportamentos civilizacionais que nos enobrece como seres humanos.

*Paulo Bassani é Sociólogo, Escritor, NEP- Núcleo de Estudos da Paz de Londrina, Prof. Universitário

A Câmara de Vereadores em parceria com a Prefeitura de Londrina e o Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) entregou oficialmente todos os anos o selo “Arma não é brinquedo….dê abraços”, Lei Municipal nº. 9.188/2003”. Na foto, estudantes do primeiro grau entregam armas de brinquedo em cerimônia anterior (2019).

Follow by Email
RSS