Israel cria córnea sintética que faz cegos recuperarem a visão

Paciente de 78 anos voltou a enxergar um dia após a cirurgia

Thamirys Andrade – 12/03/2021 15h47 | atualizado em 12/03/2021 

Vítima de cegueira há uma década, um homem de 78 anos teve a visão completamente restaurada por uma invenção científica inovadora. Por meio de um transplante de córnea sintética desenvolvida pela empresa israelense CorNeat Vision, o paciente conseguiu reconhecer seus familiares e ler um texto logo um dia após a cirurgia.

Denominada Kpro, a córnea artificial se integra à parede ocular, estimula a proliferação celular e dispensa a necessidade de doação de tecido humano. Sua implementação é ainda mais simples do que o transplante de córnea humana, e o próprio processo de cicatrização integra o implante ao globo ocular.

O primeiro paciente a testar a técnica foi operado no dia 3 de janeiro, no Rabin Medical Center, pelo professor Irit Bahar. Ele já havia passado por quatro transplantes de córnea humana, mas nenhuma delas foi eficaz na recuperação de sua visão.

O médico e cofundador da CorNeat, Gilad Litvin, relatou a emoção de presenciar a cura do paciente se concretizar: “Havia muitas lágrimas no quarto”, disse.

Até o momento, dez novos voluntários estão previstos na nova fase de testes da KPro, além de outros pacientes no Canadá, na França, nos EUA e na Holanda.

Fonte: https://pleno.news/mundo/israel-cria-cornea-sintetica-que-faz-cegos-recuperarem-a-visao.html?fbclid=IwAR1v2724WvS8EpKFRxcw6OiSMWLegZn2_xNOblOy8rjkbKM_kZlRPOEPVl4

Follow by Email
RSS