Biblioteca no canteiro de obras estimula nos funcionários o hábito da leitura

Por Rossana Bittencourt – 01/08/2021

Livros dos mais diversos temas, revistas, gibis e até a Bíblia que ficam à disposição dos mais de 150 funcionários
Livros dos mais diversos temas, revistas, gibis e até a Bíblia que ficam à disposição dos mais de 150 funcionários| Foto: Divulgação/Instituto A.Yoshii

Quem leu pelo menos um livro nos últimos três meses está na frente de milhares de brasileiros. É o que constata o Instituto Pró-Livro (IPL) cada vez que realiza a pesquisa intitulada Retratos da Leitura no Brasil. Esse hábito não é comum e ano após ano, reduz, de acordo com o IPL. Só que essa realidade pode ser alterada com atitudes simples de incentivo.

Fica em Londrina, no norte do Paraná, o projeto de uma construtora que pretende difundir entre os funcionários o hábito da leitura. No canteiro de obras, uma biblioteca serve de área de lazer destinada a quem quer tirar uns minutos do dia para mergulhar no mundo dos livros.

A ideia faz parte do projeto “Canteiro da Leitura” do Instituo A. Yoshii. São livros dos mais diversos temas, revistas, gibis e até a Bíblia que ficam à disposição dos mais de 150 funcionários que trabalham na construção de um empreendimento comercial. “O objetivo principal é que eles aumentem o conhecimento através da leitura e dos livros. É um acesso fácil aos livros”, explica Aparecido Siqueira, presidente do Instituto.

O espaço pode ser utilizado no horário de intervalo dos funcionários, mas também funciona como uma biblioteca, em que eles levam os exemplares que quiserem para casa. E é exatamente o que faz o Rogério Aparecido Becari, encarregado de pedreiro. Ele tem uma filha de 8 anos e já começou a incentivar a menina. “Eu, pessoalmente, nunca tive esse hábito, mas acabo acompanhando minha filha em casa”, revela.

O encarregado conta, ainda, que a adesão dos colegas foi surpreendente. “O pessoal gosta muito porque o espaço é bem bacana. A quantidade de pessoas que procuram e ficam ali na hora do almoço é muito legal”, diz ele. Por enquanto o “Canteiro da Leitura” funciona apenas em um local, mas a intenção é difundir para outras obras pelas quais a construtora é responsável.

“O instituo tem três pilares fundamentais: educação, cultura e meio ambiente. A gente tem projetos de alfabetização e queremos provocar a vontade de ler também”, afirma Siqueira. Esse projeto iniciou em julho, mas até dezembro todos os canteiros de obra da construtora devem disponibilizar espaços parecidos.

Fonte: https://www.semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/biblioteca-no-canteiro-de-obras-estimula-nos-funcionarios-o-habito-da-leitura/?utm_source=salesforce&utm_medium=emkt&utm_campaign=newsletter-inspira&utm_content=inspira

Follow by Email
RSS