Quando a comunidade é de Paz!

Foi no dia 24 de junho, ao fazer seu exercicio diário, que Luis Claudio Galhardi viu que faltava um marco de Paz, em Londrina, colocado com o esforço e dedicação à beira do Lago Igapó (Av.HigienópolisXR.Bento Munhoz da Rocha Neve), em Londrina…

O Totem da Paz! Mistério, onde está o Dado da Paz? Recolhido para conservação? Roubado?

Cadê o Dado que estava aqui?

O que é nosso Totem? Foi inaugurado em 28 de agosto de 2019, é uma versão do material didático pedagógico criado pelo Londrina Pazeando, para contribuir com a implementação das Práticas Restaurativas nas Escolas/ Prevenção à Violência – Lei nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016 e integrado ao Projeto Conhecer Londrina, da Secretaria Municipal de Educação.

Olhem ele aí, na festa da inauguração, sendo apresentado pelo Luis Claudio:

Isto posto, voltando ao sumiço ineplicado, a importância de começar a dar publicidade ao assunto para que a comunidade pudesse – sabendo do fato – ajudar a localizá-lo!

Foi uma entrevista à TV, que evoluiu para uma campanha meeeeeesmo, declarada: Vamos achar o Dado!!!

Mas também pensando em repor um patrimônio tão importante, foi lançada a “vakinha” cívica, prontamente atendida por vários cidadãos, as providências começaram a ser tomadas, para um novo Dado da Paz.

Então o programa Balanço Geral, da RICTV chama novamente Luis Claudio, no dia 15 de julho e….

Em 15 de julho, a emoção ao vivo!

Foi graças ao reciclador Valter Chagas e sua filha Camille, que vendo a reportagem ligaram para TV e entregaram o Dado da Paz encontrado por ele em Ibiporã: quando Camille viu o Dado da Paz reconheceu imediatamente o artefato e falou com seu pai, que logo tomou a decisão de devolver para o Londrina Pazeando. 

Mas a necessidade de doações, na vakinha do Dado continua, pois as despesas de reposição também continuam existindo (suporte, conserto, nova adesivagem, por exemplo) em si, é importante, claro!

Que linda história de amor e pertencimento á uma comunidade,é a soma de cada um de nós na responsabilidade, no zêlo pelo patrimônio; é a inclusão de todos!

Vamos fazer uma festa ainda maior em seu retorno?

Uma campanha pessoal por cuidar da cidade é um movimento transformador, é uma dedicação pequena, um belo comportamento cívico, que pode chegar longe, aqui e exemplo para tantas outras!

É o “Fazer uma Londrina pacífica” no caminho discutido nos exercícios e no planeamento com a Macroplan para A Londrina que queremos, a Londrina de 2030, 2040, 2050….

Todas as cidades têm seus Patrimônios Materiais e Imateriais, em obras físicas e em seu comportanto, e Londrina também tem: o Totem da Paz sendo uma verdadeira Cidade educadora para a Paz,, um legado iimportante do Londrina Pazeando e do COMPAZ!

Londrina, uma Comunidade de Paz!

Mais informações: http://londrinapazeando.org.br/atraves-da-reportagem-da-rictv-o-dado-da-paz-do-pazeando-foi-encontrado/

Follow by Email
RSS