Brasileira recebe mesmo reconhecimento que Einstein, Mandela e Darwin

Angela Villela Olinto é líder no novo campo da “física das astropartículas” e trabalha em projetos com a Nasa

Por Laura Pancini

Angela Villela Olinto, física de astropartículas e professora da Universida de Chicago, durante aula (Universidade de Chicago/Reprodução)

A física de astropartículas e professora da Universidade de ChicagoAngela Villela Olinto, tornou-se membro da Academia Americana de Artes e Ciênciastítulo que a coloca ao lado de nomes como Albert EinsteinMartin Luther KingWinston ChurchillNelson MandelaCharles Darwin e muitos outros.

Já na mesma semana, Olinto integrou a Academia Nacional de Ciências, que, só neste ano, elegeu 120 membros, sendo 59 mulheres – o maior número já eleito em um único ano. Em entrevista à EXAME, a professora conta sobre seus projetos com a Nasa e sua liderança no novo campo de astropartículas.

Quem é Angela Olinto?

Olinto é formada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é doutorada em Física pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “Na faculdade me interessei por física de partículas e, no doutorado, pela astrofísica. Do pós-doutorado em diante, me dediquei a construir este novo campo que reúne as duas áreas de meu interesse anterior”, diz Olinto sobre seu interesse pelas astropartículas.

A especialista é considerada líder no novo campo da “física das astropartículas”, que são partículas que compõem ou interagem com a matéria, como os núcleos atômicos e os neutrinos, que vêm de fontes astrofísicas distantes do sistema solar.https://68b7930202b3ead7be1fa4eba719aa48.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

De acordo com Olinto, as possíveis fontes das astropartículas incluem “buracos negros supermassivos, galáxias com formação intensa de estrelas, estrelas dissociadas por buracos negros e colisões que produzem ondas gravitacionais”.

Fonte: https://exame.com/ciencia/brasileira-recebe-mesmo-reconhecimento-que-einstein-mandela-e-darwin/

Follow by Email
RSS