Enfermeira brasileira cria técnica da mãozinha para confortar pacientes

Redação de Só Notícia Boa – 24/03/2021

Olha que ideia simples e acolhedora teve essa enfermeira brasileira! Ela criou a técnica da mãozinha – ou “mão de Deus” – para levar conforto físico e psicológico e também melhorar a circulação sanguínea de pacientes internados na UTI de um hospital do Rio de Janeiro.

Lidiane Melo, de 36 anos, explicou que coloca duas luvas cirúrgicas com água quente na mão do paciente. Com isso, ela também consegue acalmar as pessoas que se sentem sozinhas em um leito de hospital.

Ela conta que a ideia surgiu num momento de desespero, durante um plantão tenso no ano passado. Vários pacientes davam entrada na emergência do hospital onde Lidiane trabalha na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio de Janeiro e ela não conseguia medir a saturação de oxigênio no sangue de um paciente.about:blank

“A mão dele estava muito fria. Enrolei em algodão ortopédico e atadura, que é uma prática prevista na enfermagem, mas não funcionou. A circulação não melhorava. Pensei em molhar a mão dele com água morna, mas por causa do risco de contaminação, a ideia não era boa. Pensei mais um pouco e coloquei a água morna dentro das luvas cirúrgicas e envolvi na mão dele”, contou Lidiane Melo ao G1.

Deu certo! Em três minutos, a chamada perfusão do paciente, que é a entrega do sangue nos tecidos do corpo, melhorou. Ela mediu a saturação do oxigênio e encaminhou o tratamento.

“Sou muito apaixonada pelo que faço. É cansativo, desesperador às vezes perder 20 pacientes em um plantão de 12 horas, mas não sei fazer outra coisa. O dia que não for para me sensibilizar ou chorar com a dor do outro, paro de trabalhar na hora”, disse a enfermeira.

Viralizou

A técnica, que começou a ser usada no ano passado, só foi divulgada este mês, depois que Lidiane achou a foto perdida no celular dela e resolveu postar nas redes sociais.

“Fiz essa luva com água quente para melhorar a perfusão da minha paciente e ver melhor a saturação, e espero que ela sinta que tem alguém com ela segurando sua mão”, escreveu a enfermeira na legenda da imagem que viralizou.

Ela recebeu elogios e agradecimentos pela dedicação de várias partes do Brasil e do mundo.

“Mão de Deus”

Lidiane conta que já aplicou técnica da mãozinha diversas vezes, como em num plantão que deu no CER do Centro do Rio. Uma senhora ficou muito agitada quando soube que precisaria ser entubada.

“Ela não deixava a gente sedá-la, só dizia que a gente não poderia deixá-la morrer, que tinha duas filhas e duas netas, que cuidava da família. Depois de uma conversa, ela pediu para eu segurar a mão dela. Disse que não podia, que tinha outros pacientes para atender, mas que ia fazer uma coisa. Fiz a mãozinha, ela se acalmou. Disse que parecia que eu estava segurando a mão dela, e eu disse que não era a minha, que era para ela pensar que era a mão de Deus, que ia ajudá-la a sair dali”, lembra emocionada.

A paciente se curou, teve alta e Lidiane não parou mais de aplicar a “técnica da mãozinha” ou “mão de Deus”.

Lidiane Melo no hospital – Foto: reprodução / redes sociais
Lidiane Melo paramentada – Foto: reprodução / redes sociais
Técnica da mãozinha criada pela enfermeira Lidiane – Foto: reprodução / redes sociais

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2021/03/24/enfermeira-brasileira-tecnica-da-maozinha-confortar-pacientes/

Follow by Email
RSS