“Pisos naturais melhoram sistema imunológico das crianças, aponta estudo.”


Por HAUS-12/11/2020

“Cores, materiais, revestimentos. As escolhas que compreendem um projeto arquitetônico podem ir muito além de questões estéticas ou de bem-estar, interferindo também na saúde dos usuários dos espaços construídos. Uma das evidência mais recentes neste sentido é o estudo realizado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, que demonstra como o piso interfere no sistema imunológico das crianças.

O levantamento acompanhou crianças finlandesas que frequentam creches nas quais as calçadas, ladrilhos e cascalhos foram substituídos por quintais com gramado e vegetação rasteira, onde passavam parte do dia, cinco vezes por semana.

Após 28 dias, os pesquisadores identificaram que as crianças de 3 a 5 anos que brincaram no piso natural apresentaram aumento de células T e na diversidade de micróbios nas vísceras e na pele, o que sugere um sistema imunológico mais saudável, quando comparados aos níveis apresentados pelas de mesma faixa etária expostas aos pisos “urbanos”, como as calçadas. No total, 75 crianças que estudam em dez creches foram monitoradas para o estudo.

“Também descobrimos que a microbiota intestinal das crianças que receberam verdura era semelhante à microbiota intestinal das crianças que visitam a ‘floresta’ todos os dias”, aponta a cientista ambiental Marja Roslund, da Universidade de Helsinque, em entrevista à revista Saber e Saúde.

O experimento na Finlândia é o primeiro de que se tem notícias que manipula o ambiente urbano de uma criança para verificar as mudanças que tal alteração gera em seu organismo. O estudo tem como base a hipótese da biodiversidade, segundo a qual a redução da biodiversidade em áreas urbanas teria impacto sobre o aumento do número de doenças e distúrbios ligados ao sistema imunológico.”


Fonte: www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/pisos-naturais-sistema-imunologico-criancas-grama-natureza
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Follow by Email
RSS