Jasmim: anta de espécie considerada extinta é solta em Reserva Ecológica no Rio de Janeiro

por Gabriela Glette – 30/10/2020.

Devido à caça predatória, as antas praticamente foram extintas no início do século 20. Depois de anos de esforços de conservação, no entanto, a anta Jasmim acaba de ser solta na última quinta-feira (29) na Reserva Ecológica de Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu (RJ), onde viverá livre.

Jasmim estava vivendo no Zoológico de Guarulhos em uma área de aclimatação, até que pudesse ser solta em segurança. Filha das antas Antônia e Antenor, que permanecem no zoológico privado, ela vai continuar recebendo alimentos até que aprenda a viver junto com outros animais da sua espécie.


Foto: João Pedro Stutz/Projeto Guapiaçu

Segundo Gabriela Viana, coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, ela já está começando a sentir o gostinho da liberdade: “Ela já começa a descobrir alimentos na natureza que consegue buscar. A ideia é que ela aprenda a viver por si só”, disse.

Por enquanto ela será monitorada através de um colar de telemetria. Como o objetivo é garantir a propagação da espécie, uma equipe do Projeto Refauna, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também irá acompanhar o desenvolvimento de Jasmim. De acordo com eles, ela ainda terá acesso livre ao viveiro de aclimatação que ela costumava viver.

anta reserva rj 2
Foto: João Pedro Stutz/Projeto Guapiaçu

Para que ela não tenha deficiência de vitaminas e nutrientes, a equipe bolou uma estratégia. Eles irão retirar aos poucos o alimento que é fornecido e aos poucos ela vai começando a se virar sozinha e a fazer contato com outros animais de sua raça. “Ela vai se enturmar com os outros e a gente espera que tenham logo mais filhotes”, disse Gabriela.

Hoje já são 11 as antas que vivem na reserva, incluindo um bebê. Para você ter uma ideia da importância dessa iniciativa, o coordenador Maron Galliez explicou que a reintrodução das antas em Guapiaçu estabelece a primeira população da espécie após mais de 100 anos de extinção no Estado!

Foto: João Pedro Stutz/Projeto Guapiaçu

Conhecidas como “jardineiras da floresta”, as antas têm um papel super importante de espalhar sementes pela floresta, capazes de semear grandes trechos, favorecendo a regeneração florestal. Mais do que fofas, elas são essenciais para o meio ambiente.

Fonte: https://razoesparaacreditar.com/anta-especie-extinta-solta-reserva-rio/ em Revista Globo Rural.

Follow by Email
RSS