É a 3° Semana da Justiça Restaurativa de Londrina

Londrina tem – oficialmente – dedicação para a Cultura de Paz, e uma das mais importantes entre as muitas iniciativas é a Justiça Restaurativa, que acontecerá em sua terceira edição entre 16 e 20 de novembro, com muitas atividades, agora incluída em movimentos nacional e internacional.

Sendo uma das mais eficientes práticas jurídicas para a construção de um ambiente de paz social, é na Vara Infância e Juventude que faz muita diferença para o presente e o futuro de todos os atendidos!

A Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina foi criada pela Lei nº 12.624, de 13 de dezembro de 2017, com o seguinte texto:  Art. 1º Passa a fazer parte do Calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina a Semana da Justiça Restaurativa a ser comemorada anualmente na terceira semana do mês de novembro.

Ações locais, nacionais e internacionais entre 16 e 20 de novembro:

16/Novembro (segunda) – Atividades do Projeto VIDA, da Secretaria Municipal de Educação – SME:

“O CÍRCULO É UM ESPAÇO PARA CONSTRUIR RELACIONAMENTOS”

A Secretaria Municipal de Educação de Londrina, através do Programa V.I.D.A., leva até as unidades escolares da rede, o círculo de diálogo virtual com professores, pais ou alunos. Serão realizados círculos de celebração, autoestima, grupo de apoio, fortalecimento de grupo, entre outros, com valores de inclusão, com afetividade para o melhor desenvolvimento humano.

Amplo para toda a rede municipal e concentrado em seu foco de desenvolvimento, sempre pela construção da Cultura de Paz

No dia 16 ou durante a semana, as unidades que tiverem interesse de participar deverão realizar inscrição através do link:
https://docs.google.com/forms/d/1cMZKoa89cTEBIhItm4YjyrjIZyr1egPfZ5Jm3SAcpck/edit?usp=sharing 

Serão grupos de até 15 participantes.

17/Novembro (terça) – Manhã: Secretaria Municipal de Assistência Social

 09h:30min – na Rua dos Pintores, 73 Chefe Newton sede do Conselho Tutelar da Região Norte

Lançamento do Programa CORRE em Familia

CORRE: COmpanheirismo – Ressignificação – Respeito – Empatia

Com a integração de atividades das Vara da Infância e Juventude de Londrina, Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina, mais o Ministério Público , a Defensoria Pública, a Polícia Militar , o Conselho Tutelar de Londrina , mais a Secretaria Municipal de Educação, com a Rede de Serviços entre outros parceiros, estarão unidos no Sistema de Garantia de Direitos para implantar a Ação CORRE em Familia, em mais uma iniciativa do Conselho Tutelar, para ampliar os modos de proteção aos adolescentes.

 Além dos Círculos de Diálogo também estarão em implantação atividades como dança, grafite, capoeira, corrida entre outras coisas , que os atraiam e possam de fato vinculá-los ao CORRE em Família.

É COmpanheirismo, é Ressignificacão, é Respeito e Empatia!

17/Novembro (terça) – Noite: Faculdade Pitágoras/ SMAS


19:00 – Justiça Restaurativa e Políticas de Assistência: Um encontro potente

Em live, a Secretária Jacqueline Micalil falará das políticas de Assistência e da Justiça Restaurativa, em especial o Projeto Acolhimento da SMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
A assistente social Maria José também falará da continuidade do projeto durante a pandemia, em parceria com o Programa de extensão Juntos, da Faculdade Pitágoras;

Pelo link:  https://meet.google.com/ucm-itpx-kci

19:30 – A Justiça Restaurativa no Processo de Família

19:30h – Live A Justiça Restaurativa no Processo de Família – pelo Instagram: @bpwlondrina
Iniciativa Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Londrina
Com Cilmara Caldeirão – Advogada e facilitadora da Justiça Restaurativa
Regina Matos Psicóloga, consultora em Gestão de Pessoas, master Coach, mentora pelo Instituto Holos de Qualidade.

Outra excelente iniciativa na 3a Semana da Justiça Restaurativa de Londrina!!!

18/Novembro (quarta) – Lançamento do NEP – Núcleo de Estudos para Paz de Londrina

  • De 09 até 10:30hs: «Educação e Espiritualidade na Construção da Cultura de Paz» por Kelma Socorro Lopes de Matos, Profa Titular da Faced – UFC Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Projeto de Extensão Cultura de Paz na Faced, além de Coordenadora do Projeto de Pesquisa Cultura de Paz Juventudes e Docentes.
  • De 10:30 até 11 horas, o Lançamento oficial do NEP – Londrina, que nasce com os seguintes objetivos descritos no Manifesto entregue à COMPAZ – Comissão Municipal da Cultura de Paz do Município de Londrina:

” Manifestamos através deste protocolo a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina.

Sabemos que paz não pode ser apenas uma garantia constitucional, deve ser um movimento consciente de ressignificação de paradigma. A paz não deve ser entendida apenas como atos não-violentos, mas a busca pacífica para a resolução de conflitos sociais.

O ensino é a ferramenta capaz de abrir novas possibilidades a fim de formar uma geração de pacifistas, que saibam dialogar, cooperar, argumentar e promover a cultura de paz. Cultura esta que exige a dinâmica da cooperação planejada e o movimento constante de acesso à justiça.

Pelos argumentos e intenções aqui expostos, gostaríamos de registrar e contar com apoio e presença deste Conselho na implantação do NEP Londrina, que se assim for aceito, nasce hoje, aos 18 dias de novembro de 2020, dentro da 3° Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina.

Assinam este protocolo, com a intenção de constituir o Núcleo de Estudos para a Paz de Londrina, as seguintes instituições:

  1. Movimento pela Paz e Não-Violência – Londrina Pazeando,
  2. UNICESUMAR / Londrina,
  3. Secretaria Municipal de Educação,
  4. Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas 2a.Região – SP/PR,
  5. Associação Portal da Luz / Londrina,
  6. Nós do Poder Rosa,
  7. Faculdade Pitágoras Londrina,
  8. PUC Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Londrina,
  9. Núcleo de Educação para a Paz – Projeto de Extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná (NEP/UEPG)”.
  10. Clube Aventureiros do Amanhecer
  11. Associação de Mulheres de Negócios de Londrina BPW

18/Novembro – (quarta) – Tarde

Conselhos Tutelares da Região Sul e Leste de Londrina recebem dupla de facilitadores para realização de Círculos de Justiça Restaurativa.
Neste dia 18/novembro comemoraremos o Dia do Conselheiro Tutelar, realizando Círculos de Construção de Paz com os responsáveis atendidos pelos respectivos conselhos, sendo de manhã no CT Leste/Rural e a tarde no Conselho Tutelar da Região Sul, acolhendo as famílias com muito carinho, contando com a parceria, para execução dos círculos, dos facilitadores voluntários.
O evento faz parte da 3° Semana de Justiça Restaurativa, e está integrado ao Projeto CORRE em Família que se estenderá para outras regiões além da Zona Norte. O CORRE em Família veio somar ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente ações que vão contribuir muito para efetiva proteção das crianças e adolescente do município de Londrina, um grande presente para os conselheiros da Zona Sul e Leste/Rural no “Dia do Conselheiro Tutelar”;

19/Novembro (quinta) – Lançamento da Cartilha da Paz / UNICESUMAR.

19hs – Live: Acesso à Justiça, Justiça Restaurativa e Violência Doméstica.
3ª Semana Municipal da Justiça Restaurativa de Londrina
Link: https://youtu.be/_w21nCKRSuE, com a presença de profissionais que atuam diretamente no Acesso à Justiça, Justiça Restaurativa e Violência Doméstica:
A abertura e palavras iniciais serão proferidas pela Dra. Cláudia Catafesta – Juíza da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei – Comarca de Londrina e Coordenadora adjunta do CEJUSC.
Na sequência, a Dra. Vanessa Berbel – Coordenadora Geral no Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, proferirá suas considerações acerca da temática a mulher, em âmbito nacional.
Em seguida, Liange Doy Fernandes Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres. Vice presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Advogada, apresentará o cenário da violência doméstica e os equipamentos de atenção à mulher no município.
E os Docentes Thays Canesin e Marcelo Hille, do curso de Direito da Unicesumar Londrina, apresentarão juntamente com seus acadêmicos os materiais produzidos sobre: Acesso à Justiça, Justiça Restaurativa e Violência Doméstica.

20/Novembro (sexta) – Seminário internacional na

20/Novembro (sexta)

13 às 18hs:
I Seminário Internacional de Justiça Restaurativa do TJES
UMA JORNADA PARA A PAZ

Através da Plataforma Zoom (450 vagas) e no canal do You Tube do TJES

INSCRIÇÃO https://bit.ly/2HZPdpu

Participantes:

Desembargador Jorge Henrique Valle dos Santos
Juiza Patricia Pereira Neves
Desembargador Leoberto Brancher
Dra Andrea Cenne
Dr Nilson  Medeiros da Silva Neto
Instrutora Renata Araujo de Oliveira
Profa Jaklane de Souza Almeida
Dr João Nikolas Vieira Guimarães
Profa Kay Pranis
Profa Fátima de Bastiani

20/Novembro (noite) – Programação Pitágoras / SMAS

19hs: Apresentação do Programa Juntos
Alunos da Faculdade Pitágoras irão apresentar os seguintes projetos: Projetos Ubuntu, Crisálida, Aberta Mente, Novo Olhar, Apoema, Contigo.
Link: https://meet.google.com/ucm-itpx-kci

SEMANA RESTAURATIVA DO BRASIL 2020, que acontece de 16 a 22 de novembro

E mais:
Caros Parceiros da JR!
Com apoio de nossas instituições e da equipe da plataforma Círculos em Movimento, criamos um espaço para incentivar e divulgar a SEMANA RESTAURATIVA DO BRASIL 2020, que acontece de 16 a 22 de novembro.
Para detalhes, e inscrições para participar (publicar iniciativas) e/ou apoiar (incluir sua instituição no coletivo organizador), acesse o link (melhor pelo computador):
https://circulosemmovimento.wixsite.com/semanarestaurativa20
Após a inscrição no site a publicação das iniciativas poderão ser feitas pelo Facebook:
https://www.facebook.com/groups/semanarestaurativa/about
Sintam-se convidados a participar!
Egberto Penido – TJSP
Leoberto Brancher – TJRS / Escola AJURIS
Renato Pedrosa – Terre des hommes

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Semana-Brsil-1024x1024.jpg

Vamos à Cultura de Paz?

Fonte: http://londrinapazeando.org.br

Follow by Email
RSS