“Bibliotecário lê livros por telefone a idosos em casas de repouso de cidade da Espanha”

Equipe Sempre Família – 10/11/2020

“O projeto “Contos por telefone” foi idealizado por Juan Sobrino para que idosos continuassem ouvindo histórias mesmo à distância.
Ouça este conteúdo
Juan Sobrino é bibliotecário na Biblioteca Municipal Pedro Lorenzo, em Soto del Real, Madri. Ele, juntamente com outros funcionários da instituição e voluntários, costuma ir a casas de repouso para ler aos idosos que nelas vivem. O programa de leitura nas casas existe desde 2015 e a rotina sempre foi selecionar um título interessante aos ouvintes e sentar-se ao lado deles para ler. Mas, com a pandemia, isso não foi mais possível.

Então, o que fazer para manter os idosos de Soto del Real entretidos nas casas de repouso, se não era mais possível ter contato físico com eles por conta das restrições? Foi aí que Juan teve a ideia de ler os livros por telefone e criou o Cuentos por teléfono. “Pensei nos idosos, que são os mais vulneráveis ​​à Covid-19 e que não podem sair de casa com frequência, e também naqueles que estão em lares de cuidado especial e não podem receber visitas de familiares ou amigos”, contou Juan em entrevista à prefeitura de Soto del Real.

E apesar de o momento não ser dos melhores, a pandemia trouxe um progresso: levar o programa de leituras para o telefone, melhorou a frequência com que ele acontece. Ao El País Juan contou que agora os idosos podem ouvir novas histórias uma vez por semana e não precisam mais esperar um mês. Além disso, foi feito um reforço para que cada voluntário fale sempre com a mesma pessoa. A intenção é criar um vínculo afetivo para que cada vez mais os voluntários saibam o que aquele idoso gosta de ouvir, acertando em cheio seus corações.

As sessões de leitura duram 20 minutos no mínimo e podem se estender para o tempo que for, caso aquele que lê perceba que do outro lado da linha, o ouvinte está animado. O número de voluntários precisou aumentar, inclusive, devido a demanda. Hoje são atendidos idosos de duas das três casas de repouso de Soto del Real.

O cuidado com idosos por parte da biblioteca é antigo. Antes mesmo de 2015, quando nasceu o programa de leitura pra idosos nas casas de repouso, a instituição oferecia a biblioterapia, com atividades presenciais a este grupo vulnerável. Em Soto del Real, os idosos representam 20% da população.”


Fonte: https://www.semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/bibliotecario-le-livros-por-telefone-a-idosos-em-casas-de-repouso-de-cidade-da-espanha/

Follow by Email
RSS