Duas baleias beluga estão livres pela primeira vez desde 2011 com uma nova vida na costa islandesa

De Ailsa Ross

Duas belugas em cativeiro tiveram a chance de uma vida melhor quando foram transferidas da China para um novo santuário na Islândia.

Os garotos de 11 anos, conhecidos como Little Grey e Little White, passaram sete anos se apresentando para o público no Changfeng Ocean World em Xangai.

Mas em 2019, graças à instituição de caridade britânica Sea Life Trust, eles foram libertados e transportados por 6.000 milhas ao redor do mundo – 30 horas por ar, terra e mar – para chegar ao primeiro lar de idosos do mundo para artistas oceânicos.

No ano passado, a dupla feminina foi cuidada em piscinas especializadas em Heimaey Island.

Agora eles fizeram outra grande transição: em 8 de agosto, Little Gray e Little White foram transferidos para a seção de águas abertas do santuário beluga na baía de Klettsvik. 

É a primeira vez em 11 anos que as belugas nadam no oceano.

Cathy Williamson, que dirige o programa End Captivity na Whale and Dolphin Conservation, disse ao China Daily , “O primeiro santuário de baleias do mundo representa um caminho para o fim da manutenção de baleias e golfinhos confinados para entretenimento. Estamos orgulhosos de sermos parceiros deste importante projeto que irá melhorar o bem-estar dessas belugas e mostrar ao mundo que existe uma alternativa ao cativeiro de baleias e golfinhos. ”

A baía em si é grande, isolada e bonita. Com 30 pés (nove metros) de profundidade e 344.445 pés² de largura, há muito espaço para Little White e Little Grey nadar e explorar, brincar e fazer grandes mergulhos na água.

Agora que estão em sua nova casa, essas duas belugas estão exibindo suas personalidades.

De acordo com a equipe do Sea Life Trust, “Little Grey é uma baleia muito brincalhona. Ela está sempre curiosa e disposta a aprender coisas novas. Ela também tem um lado travesso em sua personalidade e gosta de cuspir água na Equipe de Cuidados com Animais ”.

Quanto ao Little White? Ela é um pouco tímida, mas “ainda gosta de brincar e cria laços estreitos com seus manipuladores”.

Crédito: Yuan Yue

Andy Bool, que dirige o Sea Life Trust, fala sobre sua grande mudança :

“Estamos absolutamente maravilhados em poder compartilhar a notícia de que Little Grey e Little White estão agora em suas piscinas naturais e precisarão de um curto período de tempo para se aclimatar ao seu novo ambiente natural e todos os elementos externos antes de seu lançamento final para o santuário mais amplo na Baía de Klettsvik. ”

“Após um extenso planejamento e ensaios, a primeira fase de seu lançamento de volta ao oceano foi tão tranquila quanto esperávamos e planejávamos. Estamos monitorando cuidadosamente a Little Grey e a Little White com nossa equipe de especialistas e veterinários. ”

Se eles se adaptassem ao novo lar, eles poderiam desfrutar de várias décadas de vida em um habitat natural – e o santuário espera receber outros artistas aquáticos aposentados no futuro.

Leia mais em: https://www.goodnewsnetwork.org/two-belugas-leave-captivity-for-new-life-on-the-icelandic-coast/

Follow by Email
RSS