UEL em Rede

Os projetos UEL em Rede e Use Máscara oficializaram uma parceria de proteção à comunidade, ao recolher máscaras produzidas por costureiras voluntárias que serão distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social, sem recursos financeiros para comprar o produto. O lote produzido no Jardim Franciscato chega a 1.000 unidades.

O projeto UEL em Rede é coordenado pela professora Regina Escudero, do Departamento de Comunicação e o projeto Use Máscara tem coordenação da professora Seila Cibele Sitta Preto, do Departamento de Design. Ambos departamentos são do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA). Os projetos envolvem ainda outros professores e estudantes do Centro.

A professora Regina Escudero lembra que o UEL em Rede já tem parceria com o projeto Periferia Viva, que realiza a distribuição das máscaras juntamente com cestas básicas, quando cada família recebe uma máscara por integrante da casa: “O papel do projeto UEL em Rede é articular parcerias para que as comunidades consigam se preparar, minimamente, para enfrentar o coronavírus”, destaca Regina Escudero. “Essas máscaras salvam vidas”.

Conforme a professora, o projeto identifica uma liderança em cada bairro que faz a ponte com costureiras cadastradas pelo Use Máscara, que contribuem para a confecção do produto. “Essas costureiras prestam um serviço importante e de forma solidária para com as comunidades atendidas”, enfatiza Regina Escudero. Segundo a professora Seila Cibele Sitta Preto, o projeto tem material para 2.500 máscaras e parte está em processo de produção.Ao todo são produzidos quatro modelos de máscaras (para criança, adolescente, mulher e homem).

Professoras do curso de Design de Moda preparam o material com o corte, segundo os modelos, e disponibilizam para as costureiras finalizarem a costura do produto e colocar o elástico que serve de amarril. Se necessário, as professoras do Design de Moda dão assessoria para as costureiras, que recebem certificado pela sua participação.A professora afirma que essa iniciativa é fundamental nesse momento de pandemia, sendo muito importante estabelecer parcerias internas na própria Universidade: “Pois somando forças, conseguimos atender de modo mais eficiente, as pessoas da comunidade que não possuem condições de comprar máscaras, se proteger e proteger o próximo”, afirma, Seila Cibele Sitta Preto. “Com empatia, comprometimento e responsabilidade, cada curso com sua expertise, em prol de um bem maior”.

Locais para doação – O projeto UEL em Rede tem vários pontos de coleta de alimentos e materiais de limpeza. Confira: MARL, Avenida duque de Caxias, nº 3.241; Paróquia Nossa Senhora Aparecida/Parque Ouro Branco, Avenida Guilherme de Almeida, nº 2.715; Paróquia Santa Cruz/Conjunto Luís de Sá, rua Wilson Gonçalves Brandão, nº 535; Paróquia Anglicana São Lucas/Centro, rua Mossoró, 678. Doações em dinheiro pela Caixa Econômica Federal, agência 2731, operação 013, conta poupança 4995-8.

http://www.uel.br/com/agenciaueldenoticias/index.php?arq=ARQ_not&id=30545&fbclid=IwAR17j7USOgocwRzHeYUjXJ2Nn4PBtp_H3S-vQRnoJt9TTTdALkM9Kw1-xNE

Follow by Email
RSS