Religiões se unem em Pacto contra a Fome e pela Vida

No dia em que as Nações Unidas anunciaram o Relatório: “The State of Food Security and Nutrition in the World Report 2020”, em português, Estado de Segurança Alimentar e Nutricional 2020 e do aniversário de 30 anos do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil, 60 representantes e membros de aproximadamente 20 denominações religiosas, filosóficas e doutrinárias, lançam o Pacto denominado: “Ação Inter-Religiosa Contra a Fome e pela Vida”, liderada pela Iniciativa das Religiões Unidas, da sigla em inglês – URI. A Entidade, presente em 108 países e há 20 anos no Brasil, contou com o apoio do Movimento Global de Autoconhecimento e Mútua-Ajuda – Mogauma para esta ampla mobilização.

A iniciativa nasceu no âmbito do Desafio 10×10*, uma gincana nacional de articulação cidadã, cuja finalidade é mobilizar 10 milhões de pessoas para aplacar a fome de 10 milhões de famílias brasileiras. Idealizada pelo Arquiteto Urbanista e Empreendedor Social Edgard Gouveia Junior, o movimento já conta com o engajamento de centenas de pessoas, entre as quais celebridades do esporte, cinema, televisão, músicos, “gamers”, youtubers etc. Celebridades como o Economista Ricardo Amorim, Cláudia Raia, Reynaldo Gianeccini, Influenciadores como Murilo Gan, o Educador Rossandro Klinjey, a Cantora Sandra de Sá, atores de Malhação, além de Autoridades Religiosas como Monja Cohen, Mãe Baiana do Candomblé, Pastor Henrique Vieira, Frei Betto, Rabina Alca Rubinstein, Padre Júlio Lancelotti, Frei David, Pastor Welinton Pereira da Silva, Padre Marcelo Barros e Pastor Ariovaldo Ramos.

O Encontro contou com participação do Diretor do WFP Brasil, Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, em inglês – “World Food Program”, Dr. Daniel Balaban (por vídeo) e presencialmente pelo Executivo responsável pela Unidade de Parcerias, Igor Carneiro. Os dados do Relatório apontam para um cenário global assustador com mais de 690 milhões de pessoas sofrendo fome no mundo. Indica também um impacto gigantesco da Pandemia Covid19 na América Latina e particularmente no Brasil, onde mais de 40 milhões de pessoas poderão ser atingidas pela fome. O WFP Brasil é parceiro oficial do Desafio 10×10 juntamente com a entidades: Central Única de Favelas – CUFA, Child Fund, Gerando Falcões e UniãoBr.

Salette Aquino, coordenadora da URI no Brasil, membro do Conselho Global da entidade e responsável pela realização do Evento, leu o teor do documento: “Ação Inter-Religiosa Contra a Fome e pela Vida”, que em suas linhas iniciais, destaca: “Salve, Betinho! Quem Tem Fome Tem Pressa”, frase utilizada pelo sociólogo Betinho, pioneiro no combate à fome no país, através da Entidade: “Ação pela Cidadania”.

Todos os religiosos, entidades afins e membros que iniciaram o Desafio 10×10 estarão articulados em ações conjuntas para a consecução do Pacto proposto na data de 13.07.2020.

—–

*Para acompanhar a Campanha: www.desafio10x10.com.br

Follow by Email
RSS