Guaxupaz mobiliza da paz

Movimento de Cultura de Paz de Guaxupé MG

A ONU estabeleceu 21 de setembro como o Dia Internacional da Paz. Desde o início do mês de setembro, organizações de diversos países celebram a data e chamam a atenção da população para unirem esforços pela expansão da cultura de paz e conscientização contra a violência ostensiva ou mascarada, que acontece desde os núcleos familiares, sociais, políticos até a dominação de opressores e poderosos.
O Movimento de Cultura de Paz de Guaxupé- Guaxupaz também está mobilizado, interagindo com diversos segmentos da comunidade, enviando informações, material educativo e convidando as pessoas e entidades para aderirem à causa.
Em breve, o site do Guaxupaz estará no ar, de forma a facilitar o acesso às informações, noticiário e entrosamento com outras organizações.

O movimento mundial pela cultura de paz desenvolve ações voltadas à educação, ao empresariado, à área de segurança, às políticas públicas, à mídia, às minorias e a todos os setores onde a convivência pacífica precisa ser desenvolvida. Porém, embora este trabalho tenha se expandido no país e em diversas partes do mundo, é pouco conhecido pela população, uma vez que as notícias de violência são mais destacadas na mídia, do que as medidas e ações bem sucedidas pela não-violência.

Em Guaxupé, a mídia tem apoiado o Guaxupaz, desde a sua criação em 2010, afirma a coordenadora Sílvia Costa. Mas, segundo ela, é preciso que as pessoas percebam a importância desta causa e se disponham a se preparar para fazerem sua parte, onde quer que atuem.

Paz é construção diária

Não basta refletir sobre a paz e a não-violência por ocasião de datas predeterminadas.
A convivência pacífica é uma construção que se faz dia a dia, desfazendo hábitos e costumes impregnados em nossa cultura que geram atitudes agressivas e desencadeiam a violência. Muitas vezes, o agressor nem tem consciência de que seu comportamento é agressivo, uma vez que a sociedade incorpora tais comportamentos.

Conflitos e divergências fazem parte da realidade cotidiana. Conviver em paz é saber resolver os conflitos e divergências de modo não violento, por meio do diálogo, compreensão e tolerância. Por outro lado, a resolução pacífica de conflitos não é passividade, submissão e resignação. É preciso defender os direitos humanos, agir contra as injustiças sociais, promover políticas públicas necessárias, enfim, é agir
adequadamente para estabelecer a harmonia interna, social e com a natureza.
Para isso é preciso desenvolver habilidades e competências de comunicação, de compreensão, de liderança, de auto-controle entre outras.

Os filmes, os games, os noticiários bombardeiam continuamente com imagens e enredos de violência e falta de ética. Na cultura de paz, busca-se expor a garra e grandeza dos pacificadores conhecidos e anônimos, de líderes humanistas, de embaixadores da paz e deixar que estes exemplos marcantes influenciem positivamente as pessoas .

Há metodologias, cursos, materiais didáticos para a Educação para a Paz, desde a fase infantil até a universidade. A equipe do Guaxupaz dispõe desses recursos e espera que as autoridades de ensino, os educadores, os conselhos de direitos, gestores, empresários, profissionais de mídia, entidades, colaborem para que a Cultura de Paz se consolide em Guaxupé.
As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail rede100.contato@gmail.com .

Rede 100 de Comunicação

Follow by Email
RSS