Campanha “eu voto sustentável”

Recebido de Sílvia Costa MG / Rede Nossa São Paulo

A TV Globo já está veiculando o vídeo produzido para a campanha “Eu Voto Sustentável”. Esta campanha é uma das ações do Programa Cidades Sustentáveis que tem o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.

O vídeo é um alerta para a questão da sustentabilidade, mas por si só, não é suficiente para preparar os eleitores para o voto sustentável. Para isso, as pessoas interessadas poderão encontrar orientações detalhadas e acessíveis no site do programa (www.cidadessustentaveis.org.br)

O programa que tem por realizadores a Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Instituto Ethos, apoiadores e parceiros, oferece ferramentas para conhecimento da proposta, uma agenda para a sustentabilidade das cidades, abordando as diferentes áreas da gestão pública, indicadores e casos exemplares nacionais e internacionais.

Indicadores
A necessidade dos governos estabelecerem metas e oferecerem indicadores para que a população possa acompanhar e cobrar resultados foi uma das medidas mais debatidas no painel “Cidades Sustentáveis e Inovação”, no evento que reuniu mais de duas mil pessoas no Riocentro, por ocasião da Conferência Rio+20.

Indicadores são importantes instrumentos para o planejamento de cidades sustentáveis e para o desenvolvimento, execução e avaliação de políticas públicas. É fundamental fixar metas de resultados e promover a participação da sociedade civil.

Os indicadores estão dispostos nos eixos:
Ação Local para a Saúde
Bens Naturais Comuns
Consumo Responsável e Opções de Estilo de Vida
Cultura para a sustentabilidade
Do Local para o Global
Economia Local, Dinâmica, Criativa e Sustentável
Educação para a Sustentabilidade e Qualidade de Vida
Equidade, Justiça Social e Cultura de Paz
Gestão Local para a Sustentabilidade
Governança
Melhor Mobilidade, Menos Tráfego
Planejamento e Desenho Urbano
Planejando Cidades do Futuro
Para cada eixo há indicadores para as dimensões social, econômica, política, cultural e ambiental.
Quadro completo dos indicadores no link
www.cidadessustentaveis.org.br/indicador

Mobilização
A aplicação prática do programa inclui a mobilização para o período eleitoral. Estão sendo feitas campanhas para os candidatos adotarem a Plataforma Cidades Sustentáveis e assumirem compromissos com o programa e, também, campanha para os eleitores valorizarem os candidatos realmente comprometidos com a sustentabilidade.

Os candidatos a cargos executivos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta Compromisso (disponível no site). Mediante este compromisso, os candidatos deverão estar dispostos a promover o programa Cidades Sustentáveis em suas cidades e prestar contas das ações desenvolvidas e dos resultados alcançados.
Muitos partidos e candidatos de diversas cidades do país já assinaram a Carta de Compromisso, conforme tem sido noticiado nos boletins informativos do programa.

Para facilitar o trabalho dos gestores compromissados, foi desenvolvido um relatório de prestação de contas baseado nos indicadores. Para as cidades com menos de 50 mil habitantes é sugerido um número diferenciado de indicadores. O programa oferece aos candidatos às eleições municipais uma agenda de sustentabilidade urbana e casos exemplares como referências a serem seguidas.

Preparação para o voto sustentável
É preciso que o eleitor procure distinguir o candidato que apenas usa a palavra “sustentabilidade” em seus discursos para impressionar, daquele que realmente entende do processo e apresenta propostas concretas em seu plano de governo.

É importante que a sociedade, os profissionais de mídia, os organizadores de debates tenham conhecimentos básicos dos indicadores de sustentabilidade das cidades para que possam questionar os candidatos e verificar se os planos de governo que apresentam priorizam essas necessidades.

Agora, sempre que o vídeo do “voto sustentável” aparecer na telinha lembre-se de que há um programa para orientar os eleitores e os candidatos. O empoderamento da comunidade se faz com conhecimento, para que os cidadãos possam escolher, propor, acompanhar, cobrar.

Conheça os indicadores de cidades sustentáveis, proponha-os aos candidatos e verifique quais estão realmente comprometidos em se pautar por eles.

Só assim, se pode entender e vivenciar o voto sustentável.

(Fonte: www.cidadessustentaveis.org.br )

Follow by Email
RSS