Lojas recebem SELO arma não é brinquedo.

FONTE: http://www.cml.pr.gov.br/cml/site/index.jspx
Assessoria de Comunicação – Imprensa – CML
Coordenação e edição: Ana Paula Rodrigues Pinto, MTB 2277Redação: Salvador Francisco, MTB 1184
Fotografia: Devanir Parra, MTB 2155

23 lojas receberam os SELO

Animados pelo compromisso de disseminar a cultura de paz na cidade, 16 empresários receberam, da Câmara de Vereadores e Prefeitura de Londrina, o selo “Arma não é brinquedo…dê abraços. Lei Municipal 9188/2003”. Os lojistas que representam 23 pontos comerciais instalados em diferentes regiões da cidade e aderiram à campanha de combate à venda de armas de brinquedo pelo comércio local, receberam uma peça em acrílico e um CD com a logomarca alusiva ao Selo que poderá ser utilizada na publicidade da empresa certificada.

A histórica cerimônia ocorreu no último dia 24, na sede da Câmara de Vereadores, data em que também se comemorou o Dia Internacional de Protesto contra os Brinquedos de Guerra e contou com a participação de agentes públicos, empresários, estudantes, professores e integrantes do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz). “Parabenizo a iniciativa que incentiva os lojistas a trabalharem com materiais lúdicos que não estimulam a violência. Esta ação contribuirá para que tenhamos mais paz em nossa cidade”, disse o empresário Francisco Ontivero, proprietário da rede de lojas Móveis Brasília.

Iniciativa pioneira – A vereadora Sandra Graça (PP), autora da proposta de criação do Selo, conta que embora a cidade disponha de legislação que proíba  a venda de armas de brinquedo desde 2003, a ideia de certificação dos empresários nasceu no ano passado, durante as ações de fiscalização da Prefeitura de Londrina no comércio local como alternativa à valorização dos comerciantes que apostam na cultura de paz. Posteriormente a proposta foi discutida pela Câmara de Vereadores com representantes da Ong Londrina Pazeando, do Compaz  e da Administração Municipal.

“É um marco para o nosso município certificar empresas que aderiram à primeira edição do Selo”, disse Sandra Graça lembrando que esta ação se soma a outras desenvolvidas na cidade e tem como objetivo disseminar a cultura de paz. “Saudamos  as empresas que se uniram à Câmara de Vereadores, Prefeitura de Londrina e Compaz nesta ação que dissemina a cultura de paz, atitude que se multiplicará junto aos comerciantes, comerciários, clientes e chegará nas famílias, nosso principal objetivo”.  E completou: “Que esta proposta seja discutida em Brasília para a edição de uma lei federal que dissemine a cultura de paz nos mais de 5 mil municípios brasileiros”.

Da mesma opinião também compartilha o presidente do Compaz, Luis Cláudio Galhardi, informando que Londrina é uma cidade inovadora e empreendedora, e que está escrevendo história para o Brasil em relação a uma política pública de cultura de paz. “Londrina dá exemplo e por isso defendemos a criação de uma lei federal que proíba a fabricação e a importação de armas de brinquedos no Brasil”, disse o presidente do Conselho. Galhardi considerou a campanha deste ano um grande sucesso uma vez que ao lado das empresas da cidade, se associaram também grandes redes nacionais com o objetivo de respeitar a cultura local.

O selo “Arma não é brinquedo…dê abraços. Lei Municipal 9188/2003” deverá ser renovado a cada dois anos e a empresa interessada na certificação deve encaminhar requerimento à Secretaria da Fazenda, na Prefeitura de Londrina. A primeira edição do Selo foi entregue ás empresas  Atlântico Atacado de Brinquedos e Presentes Ltda, Lilian Oguido Kato, Walter César Makoto Kawasaki, Condor Super Center Ltda ( Supermercados Condor), Contos e Contos Ltda, Carrefour Indústria e Comércio Ltda, Bruxelas Comércio de Alimentos Ltda ( Supermercados Golfinho, 4 lojas), Comercial Móveis Brasília Ltda ( 5 lojas), Maria Rosineide de Oliveira e Cia Ltda, Organização Não Governamental Canaã ( entidade administradora do Camelódromo), A.EL Rafih- Importadora de Brinquedos; Batbanca Revistaria Ltda, Silvia Terezinha Liberatore Livraria, Armarinhos Beghini Ltda, Bazar Ruy Virmond e Maria Beghini Rodrigues.

Solenidade de entrega do Selo
Follow by Email
RSS