Encontro reúne grupos de gestantes no SESI

Preocupados com a saúde das gestantes o movimento Nós Podemos Londrina  realiza encontro com grupos de apoio para discutir ações futuras

O movimento Nós Podemos Londrina realiza na próxima quarta feira dia 25 de outubro -TREÇA, no anfiteatro do SESI de Londrina, das 16 às 18:30 horas, um encontro com grupos que dão apoio a gestantes em vários pontos da cidade de Londrina. O encontro deve reunir membros de ONGs, grupos organizados de igrejas, representantes de secretaria da mulher, do conselho municipal de saúde entre outros.

O encontro tem como objetivo identificar as necessidades dos grupos de apoio a saúde da gestante existentes em Londrina. De acordo com Thelma Malgutti Sodré da ONG Gesta/ld e membro do Movimento Nós Podemos Londrina , “é preciso ouvir quais são as necessidades desses grupos que já trabalham no apoio a saúde da gestante, para podermos avaliar quais as ações que podemos desenvolver para colaborar esses grupos de voluntárias”.

Esta ação contribui para  atingir o ODM 5  dentre os 8 objetivos do milênio estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas que .no ano 2000 , ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu 8 Objetivos de Desenvolvimento do  Milênio – ODM, que no Brasil são chamados popularmente de  8 Jeitos de Mudar o Mundo.

De acordo com dados do Ministério da saúde de 2000 a 2007, de cada 100.000 bebês nascidos vivos ocorreram 77 mortes maternas ( considera-se morte materna aquela que ocorre durante a gestação até 40 dias após o parto).

Em Londrina o número de óbitos no município, de 1997 a 2009, foi 35.  Segundo o Portal ODM (www.portalodm.com.br) em 2009 são 74 mortes a cada 100 mil nascidos.  A taxa de mortalidade materna máxima recomendada pela Organização Pan-americana de Saúde – OPAS é de 20 casos a cada 100 mil nascidos vivos.

No Brasil, em 2006, esse número foi de 55,1; mas devido a subnotificações estaria próximo de 77,2 óbitos a cada 100 mil nascidos vivos, segundo a estimativa da Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA.

Óbito materno é aquele decorrente de complicações na gestação, geradas pelo aborto, parto ou puerpério (até 42 dias após o parto).

É importante que cada município tenha seu Comitê de Mortalidade Materna, inclusive ajudando no preenchimento da declaração de óbito, para evitar as subnotificações e melhorar o entendimento das principais causas das mortes.

Esse encontro poderá mostrar um pouco do trabalho realizado e planejar ações futuras.

 Irene Alves De Oliveira Santos membro do Nós Podemos Londrina.

 

SERVIÇO INFORMAÇÃO: As inscrições podem ser realizadas no SESI Rua Dep. Fernando Ferrari 160 , pelo fone 43.3379-5200 / 9996-1283 (Luis) ou pelo e-mail
nospodemos@nospodemoslondrina.org.br
www.nospodemoslondrina.org.br

 

Follow by Email
RSS