Proibido a venda de armas de brinquedo.

FONTE :Escrito por N.com Seg, 19 de Setembro de 2011 15:31 http://www1.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12965:prefeito-fortalece-lei-que-proibe-venda-de-armas-de-brinquedo&catid=108:destaques

 Lei 9.188 ganhou novo texto e criação de selo que incentiva a campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”

Durante as solenidades da 2ª Semana Municipal dos direitos da pessoa com deficiência e 11ª Semana Municipal da Paz de Londrina e Região, realizada na Praça dos Três Poderes, o prefeito Barbosa Neto sancionou a melhora na Lei 9.188/2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo em estabelecimentos comerciais de Londrina.

As lojas que aderirem à campanha “Arma não é brinquedo, dê abraços”, vão ganhar um selo indicativo, que amplia e incentiva, para fim definitivo, a comercialização dos objetivos que imitam armas de fogo.

No seu discurso, o prefeito Barbosa Neto valorizou a criação do selo. “Só vai receber, as lojas que, de fato, não venderam armas ou qualquer tipo de utensílio que incite a violência. Londrina é uma das primeiras cidades a fazer essa certificação. Nós contamos com o apoio dos comerciantes nessa busca pela cultura de paz. Não queremos gerar mais violência”, afirmou.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz), Luis Cláudio Galhardi, a lei já existia. “Nós aprimoramos e melhoramos o texto, a fim de definir quais são as armas de brinquedo, além da criação do selo ao lojista”, disse. 

Os fiscais da Prefeitura vão percorrer o comércio. A multa para o estabelecimento que insistir na venda é de um salário mínimo. Em caso de persistência, mesmo após a multa, a loja poderá ter seu alvará de funcionamento suspenso.

“O lojista pode solicitar o selo ao legislativo e executivo. A comunidade vai participar do processo de fiscalização, pois, no site da Prefeitura, qualquer cidadão pode colocar onde ele viu a venda dos objetos”, ressaltou.

Durante o evento, Barbosa Neto também entregou o 9º livro produzido por estudantes de escolas de Londrina, em parceria com a ONG Londrina Pazeando. Além da apresentação do cartão telefônico, junto à Sercomtel, em comemoração à Semana Municipal da Paz.

Fotos: Luiz Jacobs.

Follow by Email
RSS