Cultura de Paz nas Cidades: Um Caminho Educacional

Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências, o NEP, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

No dia 30 de junho de 2011, o Sr. Luís Claudio Galhardi, do COMPAZ/Londrina e da ONG Londrina Pazeando e do Movimento Nós Podemos Paraná  esteve realizando palestra na Mesa-redonda: CULTURA DE PAZ NAS CIDADES: UM CAMINHO EDUCACIONAL, na cidade de Ponta Grossa, Paraná. A atividade fez parte do cronograma das ações do Núcleo de Estudos e Formação de Professores em Educação para a Paz e Convivências, o NEP, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
O NEP/UEPG, que está funciona como um projeto de extensão da UEPG, atua diretamente na formação de professores nas questões da Prevenção de Violências, Mediação de Conflitos, Educação em Valores e Pedagogia da Convivência. Em pouco mais de três anos de funcionamento o NEP/UEPG já certificou cerca de 300 professores, através dos cursos e oficinas, sempre discutindo aspectos conceituais e realizando práticas vivenciais, procurando o equilíbrio entre teoria e práticas nas questões da Educação para a Paz.

Nesse sentido, a presenta de Luis Galhardi foi fundamental no sentido de contar as experiências realizadas em Londrinas, com os êxitos e as dificuldades, mostrando que o trabalho em prol de uma Cultura de Paz é árduo e ao mesmo tempo compensador, no sentido de observar a mobilização das pessoas, comunidades e da sociedade em geral. Na ocasião, estiveram presentes cerca de quarenta pessoas, entre professores da educação básica e ensino superior, assistentes sociais e alunos de cursos de licenciatura. Após a exposição de Galhardi, houve um momento mais específico de diálogo, onde foram discutidas algumas ações futuras do NEP/UEPG, à partir das experiências relatadas.

Por Nei Salles 2 prof.neialberto@hotmail.com
NEP http://www.pitangui.uepg.br/nep/

Follow by Email
RSS