Moradores realizam mutirão

Cerca de 20 moradores do Conjunto Farid Libos, zona norte de Londrina, reuniram-se na manhã do dia 24 de novembro para realizar um mutirão de limpeza na praça da Rua Dr. José Nery Machado.

Munidos de enxadas, vassouras, pás e sacos, os voluntários recolheram os lixos descartados na praça, desobstruíram os bueiros que estavam tomados pelo mato e varreram o entorno da praça. A ação iniciou-se timidamente, com poucas pessoas, entretanto, aos poucos moradores do bairro integraram-se e, juntos, recolheram mais de dez sacos de lixo de mato e entulhos.

O objetivo da ação não era apenas limpar o espaço, mas também conscientizar a comunidade acerca da importância de manter o bairro limpo, preservando o meio ambiente. Após o mutirão, os voluntários conversaram com moradores de cada casa da Rua Dr. José Nery Machado, expondo a problemática do lixo no espaço público e pedindo a colaboração de cada um. Lucineide dos Santos Kamada foi coordenadora do mutirão. Neide, como prefere ser chamada, crê que estas ações motivam os moradores. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas que não dão importância à ação. Ao ver o resultado, nós esperamos que elas se interessem e também participem”, contou.

Este mutirão consiste na primeira ação da Agenda, passo da metodologia da Rede de Desenvolvimento Local, que atua no bairro desde abril de 2010, cujo objetivo é mobilizar e unir a comunidade em prol do bem comum. Aparecida Benedita da Silva salienta a importância da Rede na localidade: “O bom é ver a unidade que [a ação] cria. Os vizinhos se unem, conversam e se conhecem ainda melhor”, contou com um sorriso nos lábios. Já para Maria Aparecida Barbosa, estas ações criam uma corrente de cuidado e amor pelo bairro. “Sinto-me bem feliz em fazer algo pelo bairro” orgulhou-se a moradora e se diz muito satisfeita com a própria colaboração.

O próximo passo da metodologia da Rede de Desenvolvimento Local no Conj. Farid Libos será o Pacto, onde a comunidade firmará compromissos e buscará parceiros e colaboradores para as ações. O evento acontecerá no dia 29 de novembro às 20h.

Por Samantha Machado

Follow by Email
RSS