Jd. Bancários realiza eu Pacto

Cerca de 60 pessoas celebraram o Pacto (Foto: Yara Talita Braga)

No dia 08 de novembro, moradores do Jardim Bancários, em Londrina, se reuniram no auditório da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, às 19h30 para celebrar o Pacto pelo desenvolvimento do bairro. Para o evento, foram convidados empresários, comunidade e representantes do poder público com o objetivo de formalizar os compromissos assumidos para as melhorarias no bairro. Os participantes tiveram a oportunidade de conferir o andamento das Redes na região, além de conhecer as primeiras ações definidas pela comunidade.

A supervisora Bárbara Herthel deu início à reunião agradecendo a presença de todos e falou sobre a importância do evento para que o programa tenha continuidade no jardim Bancários a partir da metodologia da Rede de Desenvolvimento Local, implantada desde maio. Em seguida, o coordenador estadual da Rede José Marinho, felicitou os presentes pela realização do pacto e citou outras cidades onde o programa está sendo realizado. “A Rede está presente em cerca de 200 localidades no estado do Paraná. A idéia do pacto é apresentar as pessoas que já participam e agregar mais participantes ao projeto”, afirmou.

Uma ação modelo, que já está acontecendo no bairro, é a conscientização sobre o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e óleo usado. Alguns os alunos levassem óleo usado, pilhas e baterias como atividade na gincana cultural e esportiva do colégio, realizada na primeira semana de novembro. “O [colégio] Gabriel Martins está presente junto com a comunidade e estamos passando para os alunos o quanto é importante esta ação. Já conseguimos mais de 200 litros de óleo usado”, revelou o diretor Ney Mezzadri.

Outras ações definidas pelos membros da Rede já estão em andamento no bairro, na qual os moradores juntos com a equipe da Rede, confeccionaram panfletos para divulgação e firmaram parcerias com alguns estabelecimentos do bairro, definidos como pontos de coleta. As ações de limpeza e manutenção de bueiros e a erradicação de árvores condenadas estão prevista para ter início no primeiro semestre de 2011.

Ao final do encontro foi oferecido um café aos participantes que tiveram a oportunidade de trocar experiências e conhecer as pessoas que já integram o projeto. “Ouço falar da Rede há algum tempo, já fui convidada algumas vezes, mas hoje pude comparecer. Fiquei interessada em participar porque moro no bairro há sete anos, gosto daqui e quero contribuir para o desenvolvimento da região”, revelou a moradora Andrea Monclair.

Por Yara Talita Braga

Follow by Email
RSS