Jardim Ideal cria uma agenda ação

No dia 28 de outubro, dez moradores do Jardim Ideal se reuniram para realizar a Agenda Local. O encontro foi na Capela Santa Inês e teve início às 19h30. Entre os participantes estiveram presentes a agente do bairro Camila Sarabia Ruiz e a supervisora Cintia Regina Mendes.

Agenda local é o quinto passo da metodologia aplicada pela Rede de Desenvolvimento Local, que estabelece ações e prioridades do bairro para o próximo ano ou semestre. Esta é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Os moradores formaram um grupo para decidir quais das metas pensadas no plano seriam executadas. Chegando a consenso, decidiram que um mutirão de limpeza seria uma das alternativas mais viáveis para o momento, já que a maioria das reclamações é a respeito do lixo jogado perto do cemitério e na nascente do bairro. O mutirão ficou marcado para o dia 27 de novembro, a partir das 9h.

O grupo apontou o mutirão de limpeza como uma ação fundamental para atrair a atenção do bairro, já que a zona leste é uma das regiões onde se concentra o maior índice da dengue. Uma das tarefas é conscientizar a comunidade de que se houver limpeza, isso poderá diminuir o número de casos de dengue.

Colocando a mão na massa

Isaltina Pires Cardoso é moradora do Jd. Ideal e para ela, a maior dificuldade de planejar a ação é pensar para que outras pessoas façam. Os moradores pretendem confeccionar panfletos de conscientização para alertar a respeito do lixo. Para isso irão distribuir os panfletos para a comunidade, nos postos de saúde, farmácias e igrejas da região, além de contratar um carro de som para “rodar” pelo bairro.

A moradora explicou que um caminhão da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), vai passar pelo bairro coletando todo o lixo que será empilhado na frente das casas. “Vamos distribuir os panfletos nas escolas, isso já faz parte de um de nossos sonhos que pretendemos realizar daqui algum tempo, palestras nas escolas para conscientização das crianças”, afirmou.

Para Isaltina, a articulação feita no bairro possibilita um maior vínculo entre a comunidade: “Eu não conhecia nem o presidente de bairro, é interessante o fato de unir e fazer amizades com a pessoa que mora dentro do bairro”.

A moradora se mostrou preocupada com a continuidade das ações. “O caminhão vai passar e vai levar o lixo do quintal. E amanhã? E depois? Acredito que essa ação deve ser uma prática diária, de não jogar lixo no canteiro, na linha do trem. Temos que ter a conscientização que com o mutirão, vamos estar protegidos contra a dengue”, expôs.

O próximo encontro que é o Check List para o Pacto, marcado para o dia 3 de novembro, na capela Santa Inês, às 20h30.

Por Thais Leite

Follow by Email
RSS