Prevenção ao câncer de mama no Jd. Ouro Verde

O Parque Ouro Verde se prepara para realização do seu Pacto pelo desenvolvimento no dia 25 de outubro. Entretanto, as iniciativas da Rede de Desenvolvimento Local para desenvolver o bairro já caminham a todo vapor. Uma dessas ações tem como público-alvo as gestantes da localidade. O início dessa ação foi a oportunidade para cerca de 30 pessoas se reunirem na Paróquia Nossa Senhora da Glória para tratar de um tema de saúde pública muito importante: a prevenção do câncer de mama. As facilitadoras do evento foram as integrantes da Associação Nós do Poder Rosa.

A abertura do evento foi feita pela advogada Ana Maria Arenghi, que explicou de que forma as mulheres podem se prevenir do câncer de mama e da importância da prevenção. Ela também falou sobre os benefícios legais que as portadoras do câncer de mama têm direito, inclusive, do direito à cirurgia para reconstituição da mama, caso necessite.

Em seguida, a advogada Rosângela Kather falou sobre a prevenção e relatou sua experiência de superação em relação à doença. Para ela, todos precisam incentivar as mulheres a se prevenirem, já que foi a prevenção que salvou sua vida e ainda pode salvar a vida de muitas mulheres. “Não podemos deixar o tempo passar, porque o câncer é uma erva daninha. É muito importante diagnosticar a doença no começo”, compartilhou.
Outra mulher a relatar sua experiência foi a funcionária pública Lindelma Furtado de Melo. Assim como Rosângela, ela enfrentou a doença com muita determinação e ressaltou a importância da prevenção. “O auto-exame é fundamental!”, comentou dirigindo-se aos moradores do Parque Ouro Verde. Lindelma ainda ensinou os moradores a confeccionarem o “chaveiro da vida”, maneira lúdica encontrada pelas integrantes da associação de ensinar a importância da prevenção.

A gestante Gislaine dos Santos Ramalho, que será beneficiada pela ação a ser promovida pela Rede, gostou muito da palestra. Ao ser questionada sobre a importância do tema em questão, ela afirmou que esse tipo de ação faz diferença no bairro e que é muito importante discutir o assunto, já que, segundo dados fornecidos pela “Nós do Poder Rosa”, são diagnosticados cinco novos casos de câncer de mama no Brasil por hora.

Outubro RosaO “Outubro Rosa” é um movimento mundial que tem por objetivo divulgar a importância da prevenção do câncer de mama. Em Londrina, o “Outubro Rosa” é representado pela Associação Nós do Poder Rosa.

No dia 23 de outubro, sábado, as integrantes da Associação realizarão uma grande caminhada para chamar a atenção da população de Londrina em relação à importância do tema. O local de concentração será a Concha Acústica, e as atividades terão início às 9 horas.

Por Maurício Paniza

Follow by Email
RSS