Londrina discutirá Objetivos do Milênio em Círculo de Diálogo

No dia 1º de junho, a partir das 13h30, a comunidade londrinense se reunirá para debater os temas e projetos para que Londrina alcance os oito Objetivos do Milênio (ODM) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento é uma iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, que visa atingir todos os municípios paranaenses. O propósito para 2010 é municipalizar a mobilização voltada aos Objetivos, através da implantação de Núcleos Municipais de Trabalho nos 399 municípios do Estado. 

Londrina

Em Londrina, acontecerá o 1º Círculo de Diálogo, dando continuidade aos trabalhos anteriores do Movimento Nós Podemos Paraná, organizados por lideranças locais com apoio do setor privado, público e sociedade civil. No final do evento serão eleitas as pessoas que serão referências em Londrina do “NÓS PODEMOS LONDRINA”, mas todos poderão participar do Núcleo da cidade. O convite é “Venha ser um voluntário no programa da ONU em Londrina”. Os voluntários poderão participar colaborando com idéias e ações já realizadas na Rede Social criado em www.nospodemoslondrina.ning.com.  

Segundo Clóvis Coelho, assessor da presidência e coordenador das regiões Norte e Noroeste do Paraná da FIEP, uma das instituições apoiadoras do Movimento, o Círculo de Diálogo é a oportunidade  de despertamento em Londrina para as questões que afetam o dia a dia do cidadão;  como saúde, bem-estar, meio ambiente e melhoria de vida. Cada pessoa tem a oportunidade de manifestar seus desejos e sonhos para um bem estar maior.  

“Para a FIEP é muito gratificante poder extrair dessas discussões a essência enriquecedora, que vão nortear os objetivos propostos. Os Círculos de Diálogos ficam mais enriquecidos quando cidadãos manifestam  idéias num objetivo único, ou seja, buscar uma qualidade de vida mais coerente com as suas expectativas”, afirmou Coelho.

A Prefeitura Municipal de Londrina apóia o evento, e trabalha no alcance das metas dos ODM. Um exemplo disso, é a atuação da Secretaria da Mulher nos Objetivos 3 e 5 através de ações formativas como campanhas, oficinas, seminários e palestras abordando temas referentes às desigualdades de gênero e atendimento às mulheres em situação de violência.  Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Instituições de Ensino Superior e organizações da sociedade civil a Secretaria Municipal da Mulher desenvolve várias ações descentralizadas de educação em saúde promovendo informação e orientação às mulheres visando contribuir para a autodeterminação e o livre exercício dos direitos sexuais e reprodutivos, conseqüentemente, melhorando a saúde da gestante e mudança cultural.

“A importância de Londrina ter seu próprio Círculo de Diálogos para debater os Objetivos estabelecidos pela ONU é a oportunidade de aproximação do poder público, organizações da sociedade civil e voluntários, em um trabalho integrado através das redes e parcerias. Juntos debaterão temas e projetos pertinentes às nossas demandas e necessidades, estabelecendo metas e monitoramento das ações para o alcance destes objetivos em nosso município”, explicou a Sueli Galhardi, Secretária da Mulher.

As instituições apoiadoras são: Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), Observatório Indicadores de Sustentabilidade (Orbis), Instituto de Promoção ao Desenvolvimento (IPD), Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD) e UNVolunteers, agência da ONU para o voluntariado.

 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)

Utilizando-se de ferramentas de vanguarda, muita parceria e mobilização, o Movimento Nós Podemos Paraná tem articulado e promovido em todo o Estado a temática dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), fomentando uma rede comprometida com o desenvolvimento econômico e sustentável do Estado.

Em setembro de 2000, em Nova Iorque, líderes de 189 países firmaram um pacto durante a Cúpula do Milênio, promovida pela Organização das Nações Unidas. Desse acordo, nasceu a Declaração do Milênio, que estabeleceu como prioridade eliminar a extrema pobreza e a fome no planeta até 2015. Para tanto, foram definidos oito objetivos, os chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), a serem alcançados por meio de ações específicas de combate à fome e à pobreza, associadas à implementação de políticas de saúde, saneamento, meio ambiente, educação, habitação e de promoção da igualdade de gênero e o pacto para o desenvolvimento.  

Os objetivos foram detalhados em 18 metas, que podem ser acompanhadas por um conjunto de 48 indicadores socioeconômicos.

Várias cidades já contam com seus Núcleos Locais, que organizam e apóiam as ações da região e dão suporte para o Movimento no Paraná inteiro. Através do trabalho de sensibilização e mobilização, realizado desde 2006 em todas as regiões do Estado, foi possível alcançar várias metas dos ODM, mas algumas ainda precisam ser alcançadas. 

Os participantes receberão um certificado da ONU. Mais informações e cadastro de inscrições pelo site www.nospodemosparana.org.br ou pelo telefone 3379-5200 e 9996-1283 com Luis Cláudio Galhardi.

Veja a entrevista da Rádio Paiquerê AM: http://www.youtube.com/watch?v=HEmjN_aVDQU

Follow by Email
RSS