Mulheres do Parque Ouro Verde se reúnem para produzir peças de vestuário e artesanato

    

Grupo de mulheres que produzem peças de vestuário e artesanato (Foto: Maurício Paniza)

     Um grupo de mulheres do Parque Ouro Verde se reúne duas vezes por semana, para a realização de algumas atividades, tais como costura, pintura em tecido e crochê. As ações acontecem em salas pertencentes à Paróquia Nossa Senhora da Glória, que abrigará um Centro de Promoção Social futuramente. Mas o que mais chama a atenção não é a atividade, mas as motivações das mulheres que fazem parte dela.
     A coordenadora da ação é uma moradora do bairro, a dona Diva. Segundo ela, as mulheres não dispõem de um professor para a realização das atividades e as ferramentas de trabalho são muito simples. “Aqui nós produzimos com o que temos, mas seria muito bom se nós tivéssemos um professor”, afirmou. Algumas mulheres que freqüentam as atividades sofrem de depressão, e vêem nessas reuniões uma oportunidade de se sentirem produtivas. Cada participante compra o seu próprio material de trabalho e não há comercialização dos produtos finais, pois a ação é uma forma que encontram para passar o tempo.
     O projeto do Centro de Promoção Social prevê a construção de salas para a continuação das atividades das mulheres, mas há dificuldades para a liberação dos recursos necessários junto à Prefeitura. Enquanto o Centro não se concretiza, as mulheres do Parque Ouro Verde costuram, pintam e fazem crochê, da forma como podem e com os recursos que têm, ainda que sem professores qualificados.

Por Maurício Paniza
Comunicador do Parque Ouro Verde
(colaboração: Adriana Ridão – Agente de Desenvolvimento Local)
Rede de Desenvolvimento Local de Londrina PR

Follow by Email
RSS