Professor lança livro sobre sexualidade na escola

Ricardo Desidério: "precisamos implementar uma educação sexual emancipatória"

Recentemente, Londrina se destacou em território nacional por um caso de violência sexual relacionado ao uso das conhecidas “pulseiras do sexo”. A polêmica foi estabelecida entre pais, educadores e jovens, porém, poucas discussões abordaram o real problema por trás de toda a proibição associada à sexualidade: como proceder quando o cenário de manifestação ou dúvida sobre sexualidade é o ambiente escolar? 

Algumas publicações prometem esclarecer as atitudes de professores, pais e gestores escolares quando o assunto é a sexualidade na escola. Nesta perspectiva, pela editora E-Papers, do Rio de Janeiro, o professor universitário Ricardo Desidério lança em maio o livro Quando a conversa sobre sexo chega à escola. Fruto de sua dissertação de mestrado na UEM, o livro pretende contribuir para uma reflexão sobre a necessidade de se compreender a sexualidade como parte integrante do ser humano, participante ativo de uma linha político-social. “Este conceito nos possibilita vivenciar uma Educação Sexual emancipatória, que é aquela comprometida com a transformação social”, destaca Desidério.
 
Trata-se de um texto que contribuirá para reflexão das práticas cotidianas e pedagógicas de professores e até mesmo os pais, para compreender o universo em que vive seus filhos. Desidério destaca que as práticas pedagógicas são pautadas em atitudes, crenças, valores e preconceitos sobre o tema sexualidade. “Assim proponho a efetivação de uma verdadeira Educação Sexual nas escolas”, diz. O mais importante é que o livro apresenta as concepções de professores, suas contradições e novas perspectivas, possibilitando ao leitor o esclarecimento científico com responsabilidade, por meio de um caminho metodológico inovador para abordar a sexualidade e a Educação Sexual.
 
Professor Ricardo Desidério atua na rede pública de ensino, é docente do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras e coordena o primeiro curso de especialização em Sexualidade e Educação Sexual de Londrina, também na Faculdade Pitágoras.
Livro terá distribuição nacional e versão em e-book
 
Serviço:
Lançamento: 26 de maio, às 19h, na Porto, no Catuaí.
 
Fonte: AGECIN
Follow by Email
RSS