Mesa Redonda “Educação para a Paz

Do site: www.uepg.br
26/08/2011 – 15h17 / Atualizada 26/08/2011 – 15h28

Mesa Redonda da Paz discutiu a participação da mídia

por Carlos Alberto Mayer

O Núcleo de Educação para a Paz (NEP), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC/PG), realizou na ultima quarta-feira (24) a Mesa Redonda “Educação para a Paz e a mídia: aproximando relações”. Estiveram presentes diversos jornalistas e comunicadores representando os veículos de Comunicação Social da cidade. Na ocasião a repórter Talita Moretto, coordenadora do projeto ‘Vamos Ler’, do Jornal da Manhã de Ponta Grossa, fez um relato sobre a metodologia empregada nas ações desenvolvidas por aquele periódico no campo da Educação.

Para o professor Nei Alberto Salles Filho, coordenador do projeto ‘Educação para a Paz’, o trabalho, baseado nos princípios da Educomunicação, é uma referência sólida no estado do Paraná. Na sequência o representante da Rádio Sant´Ana, Edinei Correia de Oliveira, comentou sobre a disposição e o perfil católico da emissora, para a contribuição do movimento da Cultura da Paz e no fomento das ações da Educação para a Paz. Houve também a participação muito positiva de Jair Marques, produtor da Rede Paranaense de Comunicação (RPC), em Ponta Grossa. A RPC iniciou em 2011 a campanha “Paz sem voz é medo”, que visa mobilizar a população do Paraná para o desenvolvimento de ações voltadas à cultura da paz.

Além disso, Jair comentou sobre a importância dos profissionais trabalharem para fazer com que a mídia seja mais comprometida e de como as ações do movimento “Paz sem voz é medo” estão sendo pensadas. O movimento ainda será realizado em 2011 e 2012. Além dos profissionais da mídia, participaram da Mesa Redonda educadores, assistentes sociais, psicólogos, além de acadêmicos de cursos de licenciaturas e demais convidados. O trabalho da mesa foi acompanhado atentamente pelo público que se manifestou no sentido de questionar e buscar dirimir suas dúvidas em relação à forma pela qual a violência é tratada pelos meios de comunicação.

O professor Nei fez questão de falar sobre a importância do entendimento conceitual da Educação para a paz, do conhecimento sobre o processo de mediação de conflitos, das práticas de prevenção das violências e importância da qualidade do clima escolar como elementos a ser explorados e informados adequadamente pelos meios de comunicação. Para o coordenador “são necessários mais debates como este, para aproximar mais o olhar pedagógico das questões da mídia e buscar a ampliação de olhares e perspectivas sobre a reflexão coerente sobre Cultura de Paz”. O evento foi mais uma das atividades preparatórias para a realização da ‘Semana da Paz’, que será desenvolvida no final do mês de setembro em Ponta Grossa e que entre outras atividades promove a palestra que será proferida pela professora Nádia Bádue Freire, coordenadora do Grupo de Estudos Educação para a Paz e Tolerância (Geepaz) da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. Mais informações pelo www.uepg.br/nep.

Follow by Email
RSS