Boas práticas ganham destaque na mídia.

Vários bairros integrantes da Rede de Desenvolvimento Local (RDL) tem sido destaque nos veículos de comunicação de Londrina. As 141 inserções na mídia são resultado do trabalho realizado desde 2007 pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que fomenta a proposta em vários municípios do Estado.

Até hoje, são 61 inserções nos jornais impressos, 52 (online), 17 inserções no rádio e 11 na televisão. Além das mídias sociais como o twitter, facebook e Ning (grupos de Londrina). “A expansão e o nome tem sido referência, por isso tem sido procurado pela imprensa como banco de fontes para outras matérias também”, disse a articuladora da Rede de Participação Política, Gislane Syllos.

A jornalista de um impresso local, Ruth Meira, acredita que a Rede incentiva os moradores a participarem de problemas comuns da sociedade. “A Rede une as pessoas”. Segundo ela, o aumento das inserções da Rede na mídia se deve aos resultados obtidos. “A imprensa trabalha em cima de resultados concretos. Por isso, se a mídia divulga é porque a Rede tem conseguido bons resultados.”

Ruth afirmou que o Jornal Londrina Leste, onde trabalha, valoriza as notícias apreciativas. “Mas isto depende muito da política editorial da cada empresa. Hoje em dia há muita reprodução de violência e uma overdose de notícias ruins, chega a ser um espaço desproporcional.”

Por isso a jornalista destaca a importância da divulgação destas iniciativas. “A imprensa é um multiplicador de ideias e difusor de informações, seja no rádio, na televisão, internet ou jornal. Com a divulgação, as ações realizadas pela Rede ficam bem conhecidas.”

Márcia Kaneko, jornalista da RPC, afiliada da Rede Globo, disse que a imprensa deve continuar insistindo para que as boas práticas realizadas pela comunidade apareçam. “Quanto mais as pessoas ficarem sabendo destas boas práticas, mais o projeto ganha visibilidade. Assim, os moradores de outras regiões vêem exemplos de ações que outros bairros têm feito para o desenvolvimento da cidade”, comentou.

Por Thais Leite e Yara Talita Braga

Follow by Email
RSS