“Mulheres Inventando Moda” se expande em Londrina

Projeto já beneficiou 47 mulheres e é uma iniciativa da FIEP através SESI em parceria com a Prefeitura de Londrina e Secretaria da Mulher

Implantado em Londrina desde 2010, o projeto “Mulheres Inventando Moda” já beneficiou 47 mulheres e é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) através do Serviço Social da Industria (SESI) que  coordena  os trabalhos em parceria com a Prefeitura do Município de Londrina e Secretaria da Mulher. É a primeira cidade a receber o projeto que possibilita a qualificação profissional, com foco na formação cidadã, questões de equidade de gênero, saúde preventiva e empreendedorismo.

O aparecimento da figura feminina no mercado de trabalho pode ser explicado pela combinação de diversos fatores como econômicos, culturais e sociais. Atualmente, a Secretaria da Mulher em Londrina, vêm trabalhando com uma das desigualdades mais evidentes na sociedade brasileira: as relações de gênero. Tal discussão, não está propriamente relacionada à questão econômica, mas sim ao ponto de vista cultural e social, constituindo as representações sociais sobre a participação da mulher dentro de diversos meios, seja na família, na escola, igreja, nos movimentos sociais e em toda sociedade.

De acordo com a secretária da Mulher, Sueli Galhardi, o projeto busca o despertar das mulheres para o meio profissional por meio da discussão de vários temas. “A importância é que esse curso traz não só a capacitação profissional, mas a formação cidadã. Muitas mulheres que participam do projeto nunca tinham saído de casa para conhecer outros espaços, elas chegam aqui de um jeito e se transformam, se conhecem. Trabalhamos com a autoestima delas, as relações humanas”, revela.

Apoio da Rede
As Redes de Desenvolvimento Local (RDL), proposta estimulada no município pela Rede de Participação Política- iniciativa apartidária da Fiep -, em parceria com o SESI, também auxilia na difusão do projeto nas comunidades que atuam em redes. No segundo semestre de 2011, ajudou a implantá-lo nas comunidades do Parque Ouro Verde, com o apoio do Centro Comunitário da Paróquia Nossa Senhora da Glória e Associação Capacitação de Mulheres, e no Jardim Interlagos com o suporte da Casa da Mulher e do Clube das Mães Unidas.

As atividades do projeto tiveram início na última segunda-feira (08) na Paróquia Nossa Senhora da Glória do Ouro Verde. “Essa reunião de hoje nos deixou com mais expectativa. Todo mundo está empenhado nesse projeto e ainda mais na busca da igualdade das mulheres”, revela a moradora Carolina Sampaio, integrante da Rede de Desenvolvimento do Ouro Verde.

Segundo a pedagoga da regional norte – Educação do Trabalhador do SESI de Londrina, Kelly Carolina Bernini, as atividades se adequam às necessidades de cada bairro e proporcionam qualidade de vida através de atendimentos na área de saúde, como prevenção de câncer do colo de útero e atendimento odontológico. “Estamos alcançando todos nossos objetivos e o principal é a mudança na vida das mulheres. Além da ajuda profissional levamos autoestima para elas, que é o mais gratificante”, comemora a pedagoga do Sesi.

A nova turma em Londrina inclui quatro cursos de formação profissional: Auxiliar de Confecção, Modelagem, Informática e Assentador de Cerâmica. O curso de modelagem será ofertado em parceria com o Comitê de Solidariedade da Sercomtel.

Mais informações na Secretaria da Mulher (43) 3372-4109, na Casa da Mulher, no telefone (43) 3339-1233 (43) 3339-1233 – das 12h às 18h e também pelo blog http://mulheresinventandomoda.blogspot.com.

Por Yara Talita Braga

Follow by Email
RSS