Palestra ensina a ter alimentação saudável

Várias refeições ao dia, com nível nutricional elevado. Tudo isso, é sinônimo de boa saúde e qualidade de vida. No último dia 6, alunos do Clube das Mães Unidas, que fica localizado no Jardim Interlagos, participaram da Pré Conferência Municipal da Segurança Alimentar e Nutrição da Região Leste de Londrina. O evento reuniu alunos do Clube, que puderam conferir estratégias e programas do setor público, como o restaurante popular, além de temas relacionados à segurança alimentar e assistência social da agricultura.

O evento integra um ciclo de debates que começou do dia 30 junho e foi até dia 09 de julho, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento e pela comissão que prepara a 1° Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Londrina (CMSAN). A Conferência Municipal está marcada para nesta sexta (15) no Parque Arthur Thomas das 8h às 14h.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Marisol de Oliveira Chiesa ressaltou que a Conferência está discutindo a avaliação e propostas entre o governo e sociedade em relação aos instrumentos de alimentação adequada. “Temos uma lei que regulariza o direito de acesso ao alimento. Então vamos abordar as várias situações como a fome, obesidade, doenças decorrentes da má alimentação e padrão alimentar. Esta é uma maneira de levar a discussão à sociedade civil”, salientou.

A Segurança Alimentar Nutricional (San) comporta todos os projetos relacionados à alimentação, tais como alimentos adequados e garantidos na mesa todos os dias, o que irá resultar numa boa saúde da população. “A população precisa ter uma alimentação variada com todos os nutrientes necessários”, é o que afirmou Maria Inez Passini Lima, economista doméstica, especializada em qualidade de alimentos.

De acordo, com a palestrante, os programas criados pelo governo, é uma maneira de minimizar a má qualidade nutricional de alimentos da população mais carente. Ela cita o programa de compras e doação de alimentos, hortas comunitárias e educação alimentar. “Queremos incentivar a comunidade a aumentar o nível nutricional de suas refeições e não só comer fast food”, explicou.

Cozinha Criativa
Sobras de alimentos para Marli Cavalieri, voluntária do Clube das Mães Unidas, significa ter uma receita incrementada e rica em nutrientes. A gestora em gastronomia é uma das professoras que orienta as alunas todas às quartas-feiras sobre como utilizar os alimentos que se tem em casa, substituindo um produto pelo outro. “A oficina é para transmitir conhecimento para as mães. É possível incrementar uma receita ou fazer um prato com o que sobrou do dia anterior. Utilizando o alimento da dispensa ou da geladeira você faz um prato para a família toda”, confirmou.

São alimentos in natura, legumes, cascas e brotos que naturalmente se jogaria fora, mas para Marli vira festa. “Com cascas, talos, se pode elaborar um excelente prato. Aqui na oficina, recebemos doações e trabalhamos com o que temos nas mãos. Fazemos receitas maravilhosas, três, quatro tipos de prato. Por isso, esta conferência veio complementar nossa atividade. Conhecimento sempre é muito bom, traz um alerta às pessoas”, concluiu.

Por Thais Leite

Follow by Email
RSS