Começa o 4 Congresso Nós Podemos Paraná

VÍDEOS FONTE RPCTV

1- Reportagem de abertura congresso 

 http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1556830-7823-COMECA+CONGRESSO+DO+MOVIMETNO+NOS+PODEMOS+PARANA,00.html

2- Reportagem RPCTV SELO ODM  http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1558093-7823-RPC+TV+RECEBE+SELO+DE+EMPRESA+QUE+AJUDA+NO+DESENVOLVIMENTO+DO+ESTADO,00.html

FONTE SITE NÓS PODEMOS PARANA 
http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/News2028content139581.shtml

O 4º Congresso do Movimento Nós Podemos Paraná começou na manhã do dia 6 de julho, no Cietep, em Curitiba. As primeiras atividades do dia foram as oficinas da programação paralela sobre voluntariado.

Oficinas incentivaram o debate sobre temas relacionados ao voluntariado (Foto: Rodolfo Amaral)

Bruna Moura Bruno, voluntária da Organização das Nações Unidas (ONU), ministrou a oficina “Voluntários Online”. Ela mostrou uma cronologia do trabalho voluntário no Brasil e reforçou a importância da cidadania no voluntariado transformador. A oficina foi focada no trabalho voluntário à distância pela internet e como ele pode crescer, criar parcerias e ser mais divulgado através dela. Bruna também explicou que o objetivo é criar um “novo voluntário”, que trabalha de forma mais alegre e com menos sofrimento. O projeto de voluntariado via internet faz parte do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV).

A oficina “O que é ser voluntário?”, ministrada por de Thiago Soares e Alcione Mazur do Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) explicou melhor todo o processo do voluntariado. Thiago explicou que o voluntário deve lutar pela causa que acredita e fazer um trabalho relacionado com o gosto pessoal de cada um, com o objetivo de obter futuros voluntários.

Simultaneamente, aconteceu a oficina “Capacitação Gerenciamento de Voluntários”. O palestrante foi Thiago Baise do Centro de Ação Voluntária de Curitiba (CAV) dividiu os participantes em pequenos grupos que discutiram questões sobre voluntariado. Eles foram requisitados a escrever respostas para as seguintes perguntas: “Para que as pessoas querem ser voluntárias?” “e “O que sua organização espera do seu voluntário?”, que mais tarde foram apresentadas e discutidas com todos os participantes. O grupo discutiu que as pessoas querem ser voluntárias para ajudar, pela responsabilidade com o próximo e, às vezes, até por autopromoção. O grupo acredita que um voluntário deve ter iniciativa, responsabilidade, empatia, persistência, comprometimento e criatividade.

 A participante do congresso Maria Toschi Venério Martins participou da oficina de gestão de voluntários e parabenizou a equipe. “A tarefa é delicada, mas necessária para que possamos transformar a sociedade. Assim teremos dias melhores”, afirma.

Follow by Email
RSS