Desarmamento ganha apoio da Seleção Brasileira

Campanha do Desarmamento ganha apoio da Seleção Brasileira de Futebol

Futebol   

Campanha do Desarmamento ganha apoio da Seleção Brasileira de Futebol
04/06/2011 – 12:21:46 – por FS – Ministério da Justiça

Quando entrar no campo do Estádio Serra Dourada em Goiânia para a partida amistosa entre Brasil e Holanda, neste sábado (4/6), às 16 horas, a Seleção Brasileira vai ajudar o país a ter ser menos violento. Craques como Neymar, Lúcio, Robinho e Julio Cesar vão carregar uma grande faixa com o slogan da Campanha Desarmamento 2011: Tire uma arma do futuro do Brasil.
A iniciativa busca chamar a atenção da população para o tema e retirar de circulação o maior número possível de armas. A faixa traz o endereço eletrônico onde os cidadãos podem buscar orientações sobre a entrega de armas e os locais de coleta: www.entreguesuaarma.gov.br . A iniciativa do Ministério da Justiça conta com a parceria de diversas de instituições públicas e organizações da sociedade civil como  Viva Rio e Instituo Sou da Paz que integram a Rede Desarma, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outros.

Desarmamento

Lançada oficialmente no dia 6 de maio, no Rio de Janeiro, pelo ministro José Eduardo Cardozo, a Campanha Nacional do Desarmamento 2011 – Tire uma Arma do Futuro do Brasil tem por objetivo recolher o maior número possível de armas e contribuir para reduzir a violência e as mortes por arama de fogo no país.  Dados oficiais mostram que a arma mais utilizada para matar no pais é o revólver calibre 38, de fabricação nacional e vendido legalmente. A realização das campanhas anteriores promoveu o debate na sociedade, resultou no recolhimento de 550 mil armas e  teve impacto direto na redução dos índices de homicídio.

Neste ano, a Campanha traz quatro novidades: a inutilização das armas no ato da entrega, mais agilidade no pagamento de indenizações, o anonimato para quem fizer a entrega e a ampliação dos postos de coleta.  Além da Polícia Federal,  instituição que tem a atribuição de recolher armas de fogo regularmente, a Polícia Rodoviária Federal e outras corporações já fazem parte da rede de recolhimento.

Coordenada pelo Ministério da Justiça, a campanha promove lançamentos regionais, para que estados e municípios firmem convênio e  ampliem gradualmente a rede de postos de coleta. Além do Rio, Rio Grande do Sul e São Paulo já se engajaram na campanha.

Nesta segunda-feira, a Campanha será lançada em Salvador, com a presença do ministro da Justiça. O evento será às 9 horas, no   Centro de Convenções.

Follow by Email
RSS