Zona Norte se mobiliza contra as drogas

Apresentações de taekwondo fizeram parte da campanha (Foto: Camila Ricardo)

Neste sábado (19), a comunidade do Maria Cecília, zona Norte de Londrina, promoveu o 1º Encontro de Rua para abertura da Campanha de Prevenção às Drogas 2011. Aproximadamente 90 pessoas participaram do evento que aconteceu na Escola Moacir Teixeira. O 1º Encontro de Rua é resultado do envolvimento dos integrantes da Rede de Desenvolvimento Local (RDL) do Conj. Maria Cecília.

Em parceria realizada entre o SICOOB, CUFA Cambé e RDL, o evento teve apresentações de dança de rua, como Hip Hop e o Reggae para atrair jovens e adolescentes do bairro e conscientizá-los sobre os riscos que as drogas podem causar. Com esse mesmo objetivo, também tiveram atividades esportivas, como basquete de rua e taekwondo.

Cleuza Costa, integrante do núcleo da Rede, mostrou sua preocupação com a saúde e o bem-estar não só das crianças do Conj. Maria Cecília, mas também dos outros bairros e pretende expandir a campanha para outras regiões. “O evento superou nossas expectativas. Nós não estamos preocupados em cuidar somente da beleza do bairro, mas sim da saúde e do bem-estar das crianças e dos jovens que residem aqui. A droga está presente em todos os lugares, mas resolvemos começar por nosso bairro e assim disseminar para outros”, comentou. 

Camisetas foram confeccionadas através de parceria com empresas da região (Foto: Camila Ricardo)

Além das apresentações, camisetas com o slogan “Drogas não!” foram sorteadas entre os presentes. “Foi uma satisfação muito grande patrocinar um evento como esse, pois a partir do momento que o jovem é integrado em movimentos sociais, ao aprendizado cultural como aconteceu nesse evento, ele passa a interagir com outras pessoas e assim sua conduta muda”, explicou Jorge Soares, representante do SICOOB no evento. 

Segundo ideologias da CUFA, um dia essas crianças serão representantes dos ideais para que repassem aos futuros jovens. “Nosso objetivo é retirar as crianças das ruas, das drogas e inseri-las no esporte e na cultura. Sempre iremos incentivá-las a estudar, para que um dia elas fiquem no nosso lugar. Hoje a gente ensina, amanhã queremos que elas ensinem”, declarou Roger Silva, representante da CUFA.

O evento foi um sucesso e atingiu as expectativas de todos os envolvidos. Os presentes foram conscientizados através de uma linguagem direcionada e até mesmo crianças de outros bairros participaram do evento. “Eu achei esse evento muito legal, gostei bastante do Hip Hop. Eu não moro no Conj. Maria Cecília, sou do bairro Aeroporto, mas fiquei sabendo do evento e minha mãe achou importante eu participar, pois assim não me envolvo com as drogas”, comemorou Pedro Henrique, de apenas12 anos.

Por Camila Ricardo

Follow by Email
RSS