Alunos e pais vão escrever para Pazeando 2011

Esta publicado na internet o Regulamento do 9º Livro Londrina Pazeando/2011 cujo o tema é:  “Arma não é brinquedo… dê abraços ! ”

A publicação tem como objetivo provocar entre os alunos do município de Londrina reflexões sobre a importância da Cultura de Paz nos dias atuais. Pretende-se promover, também, através da aquisição de novos conhecimentos sobre a Paz, ações que possam contribuir para o estabelecimento da não-violência na sociedade, construindo assim uma nova geração de cidadãos pacifistas.

Esta coletânea de textos e desenhos é sistematizada anualmente e contempla alunos da Educação Básica da rede pública e privada de ensino, bem como professores, e pais ou responsáveis pelos educandos. (veja mais)

Dia Nacional do Desarmamento Voluntário –  a partir de 2011 todo 1° sábado de julho

A campanha brasileira do Desarmamento realizada entre 2004 e 2005,  repetida em 2008 e 2009, recolheu mais de meio milhão de armas e foi a segunda no mundo em número de armas recebidas, se comparada com eventos similares realizados e m 30 países. Ela inovou quando as igrejas e ongs, que abriram postos de recolhimento, danificaram as armas com marretas, no ato de entrega, para prevenir roubos ou desvios por parte de policiais sem escrúpulos. Nas futuras campanhas, essa prática pretende se estender por todos os postos policiais que vierem a receber armas. A destruição final, por lei, é sempre realizada pelo Exército, que funde o armamento nos fornos das siderúrgicas. (veja mais)

Em Londrina temos uma Lei Municipal (No 9.188, de 3 de outubro de 2003) que proíbe as lojas de venderem “armas de brinquedos”. Enquanto no congresso nacional se estuda uma Lei Federal que proíba no país a “fabricação, importação e venda de armas de brinquedos” a exemplo de Lei Federal aprovada em 2010 no nosso vizinho país, a Venezuela. (veja mais)

O trabalho que dá certo!

Durante estes 10 anos do movimento pela Paz e Não-Violência foram publicadas oito edições do livro Londrina Pazeando que envolve a participação de 114 escolas das redes municipais e estaduais de ensino, particulares e públicas, de Londrina e região, com textos dos estudantes destas escolas. As escolas particulares Tema e Interativa participaram ativamente em todas as edições.

No total foram publicados textos e desenhos de mais de 430 crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre seis e 35 anos. Todas as temáticas são voltadas ao desejo da construção de uma cultura de paz.

As oito coletâneas somam em suas composições 210 textos entre poesias, narra&ccedi l;ões e dissertações e 221 desenhos produzidos a partir de materiais como: giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache, tinta a óleo, entre outros.

O que torna este trabalho mais surpreendente é o incentivo que gera junto aos alunos, durante cada Semana Municipal de Paz assim afirma a pedagoga Valdirene Maria Stremel Movio da Escola Tema.

“Todos os anos trabalhamos a participação de nossos alunos e percebemos o quanto cada um deles se dedica para que seu trabalho seja escolhido. Nosso objetivo é trabalhar a não-violência e a coletividade, em que o grupo de alunos  que participa, deve ficar feliz também, quando o trabalho de um dos ‘amiguinhos’ é escolhido”, explica Valdirene.

A diretora da Escola Municipal Normam Prochet, Silvia Regina de Souza Facco também concorda quando o assunto é trabalhar a Cultura de Paz durante o calendário escolar. “Temos trabalhado diretamente sobre Cultura de Paz sempre incentivando os alunos a aprenderem a ser mais tolerantes diante das dificuldades”, diz Silvia  Facco.

Dentro da escola, segundo Silvia, é a professora Ana Maria Peixoto que trabalha especialmente a prática da cultura de paz através das produções de textos, poesias e desenhos. “Todos os anos nos inscrevemos para as edições dos livros, pois acredito que seja um incentivo para as crianças. Elas se sentem muito valorizadas e motivadas, se sentem o próprio autor do livro. Por isso que vale a pena investir no Londrina Pazeando&q uot;, justifica Silvia.
Todos estes índices só reafirmam o sucesso da comissão organizadora que foi crescendo desde a primeira edição em 2003 e hoje integra dez instituições:  Coordenação -Londrina Pazeando, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Núcleo Regional de Educação de Londrina, SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina, Universidade Estadual de Londrina, UNOPAR, Faculdade Pitágoras, Sindicato dos Jornalistas, Instituto de Educação Igapó, COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz

Follow by Email
RSS