O trabalho que dá certo!

O trabalho que dá certo!
Durante estes 10 anos do movimento pela Paz e Não-Violência foram publicadas oito edições do livro Londrina Pazeando que envolve a participação de 114 escolas das redes municipais e estaduais de ensino, particulares e públicas, de Londrina e região, com textos dos estudantes destas escolas. As escolas particulares Tema e Interativa participaram ativamente em todas as edições.
No total foram publicados textos e desenhos de mais de 430 crianças, adolescentes e jovens com faixa etária entre seis e 35 anos. Todas as temáticas são voltadas ao desejo da construção de uma cultura de paz.
As oito coletâneas somam em suas composições 210 textos entre poesias, narrações e dissertações e 221 desenhos produzidos a partir de materiais como: giz de cera, lápis de cor, caneta hidrocor, tinta guache, tinta a óleo, entre outros.
O que torna este trabalho mais surpreendente é o incentivo que gera junto aos alunos, durante cada Semana Municipal de Paz assim afirma a pedagoga Valdirene Maria Stremel Movio da Escola Tema.
“Todos os anos trabalhamos a participação de nossos alunos e percebemos o quanto cada um deles se dedica para que seu trabalho seja escolhido. Nosso objetivo é trabalhar a não-violência e a coletividade, em que o grupo de alunos  que participa, deve ficar feliz também, quando o trabalho de um dos ‘amiguinhos’ é escolhido”, explica Valdirene.
A diretora da Escola Municipal Normam Prochet, Silvia Regina de Souza Facco também concorda quando o assunto é trabalhar a Cultura de Paz durante o calendário escolar. “Temos trabalhado diretamente sobre Cultura de Paz sempre incentivando os alunos a aprenderem a ser mais tolerantes diante das dificuldades”, diz Silvia  Facco.
Dentro da escola, segundo Silvia, é a professora Ana Maria Peixoto que trabalha especialmente a prática da cultura de paz através das produções de textos, poesias e desenhos. “Todos os anos nos inscrevemos para as edições dos livros, pois acredito que seja um incentivo para as crianças. Elas se sentem muito valorizadas e motivadas, se sentem o próprio autor do livro. Por isso que vale a pena investir no Londrina Pazeando”, justifica Silvia.
Todos estes índices só reafirmam o sucesso da comissão organizadora que foi crescendo desde a primeira edição em 2003 e hoje integra dez instituições:
1-Coordenação -Londrina Pazeando
2-Secretaria Municipal de Educação
3-Secretaria Municipal de Cultura
4-Núcleo Regional de Educação de Londrina
5-SINEPE- Sindicato das Escolas Particulares de Londrina
6-Universidade Estadual de Londrina
7-UNOPAR
8- Faculdade Pitágoras
9-Sindicato dos Jornalistas
10-Instituto de Educação Igapó
11- COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz

Follow by Email
RSS