• Por uma cultura de paz e uma mídia cidadã.

Insider

Archives

Comunidades realizam ações de limpeza

No sábado, 23 de outubro, quatro bairros de Londrina realizaram atividades práticas em prol do desenvolvimento das localidades. Pertencentes a Rede de Desenvolvimento Local, as comunidades se articularam para concretizar ações que tragam melhorias para a localidade, que tragam melhorias sem depender de órgãos públicos. Após algumas reuniões nos bairros, quatro localidades escolheram o dia de sábado para realizarem os mutirões.

Os moradores do centro limparam a praça Getúlio Vargas (Foto: Carolina Chueire)

No centro, os moradores se reuniram às 10h na Praça Getúlio Vargas, localizada perto do Hotel Crystal. Munidos de baldes, pazinhas, sacos de lixos, mangueiras e outros produtos de limpeza pretendiam destacar a região, por meio da união da comunidade, para que o poder público, instituições e empresas instaladas no local preservem esses pontos importantes do centro da cidade.

Já no Jd. Bandeirantes, também às 10h, os moradores realizaram uma Caminhada de Conscientização Ambiental, na qual coletaram lixos espalhados pela rua Serra da Graciosa e conversaram com pessoas nas ruas explicando a importância da limpeza para todos. “É mais fácil jogar o lixo num terreno baldio do que num lugar apropriado ou mesmo esperar pela coleta seletiva, que passa em todas as casas”, afirmou a moradora Jane Peralta em relação ao descaso de muitos moradores do Bandeirantes.

Munidos de pazinha e sacos de lixo, comunidade do Jd. Bandeirantes limpam localidade (Foto: Yara Talita Braga)

O Parque Ouro Verde, zona norte da cidade, contou com um grupo de moradores que se juntou para fazer panfletagem e construir placas de conscientização ambiental sendo fixadas em locais estratégicos do bairro. A iniciativa atraiu a atenção de comerciantes e moradores da região, e foi destaque na mídia local. A moradora do bairro Zenira Parizoto participou da panfletagem, orientando pedestres e motoristas sobre a importância de se preservar o patrimônio do bairro. “Achei essa ação muito importante. A gente percebe o interesse das pessoas pelo desenvolvimento”, compartilhou.

Mais tarde, na região oeste por volta das 13h, moradores do jardim Jamaica e bairros circunvizinhos se reuniram na Praça das Mangueiras para a limpeza do local. Foi uma tarde de interação entre os habitantes do bairro em que idosos e crianças também participaram levando vassouras, pás e sacos de lixo de suas casas. “Não podemos apenas viver de cobrar os órgãos públicos, temos que também fazer a nossa parte, pois a comunidade unida ainda não sabe a força que tem”, afirmou o morador Elvis Perez durante os trabalhos na praça.

Por Comunicação da Rede de Desenvolvimento Local

Popularity: 1% [?]

Share and Enjoy:
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google

Deixar um comentário